Cult indica Parada LGBT+, Chico Buarque e mais
Nesta seção, a equipe da Cult indica o que viu, ouviu e leu durante a semana e o que vale a pena divulgar nas redes sociais. A ideia é contar um pouco sobre o que estamos gostando para vocês.
26° Parada do Orgulho LGBT+, de São Paulo
A parada volta à avenida Paulista neste domingo (19) a partir das 12h com o tema Vote com orgulho – por uma política que representa. A organização reafirma o compromisso com a luta contra qualquer tipo de discriminação, além de promover o respeito à diversidade e a construção de políticas afirmativas. Saiba mais aqui.
Música Que tal um samba, de Chico Buarque. Todas as plataformas digitais
Novo samba de Chico Buarque embala turnê que começa em setembro. Foto: Francisco Proner/Divulgação
Depois de alguns anos dedicados à literatura, Chico Buarque volta à música e lança, nesta sexta (17), a inédita “Que Tal um Samba”, pela Biscoito Fino. O artista anunciou turnê que passará pelo Brasil todo a partir de setembro. Os shows vão contar com a participação da cantora Mônica Salmaso.
Álbum Mil coisas invisíveis, de Tim Bernardes, 2022. Todas as plataformas de áudio
O segundo trabalho solo do vocalista da banda O Terno mostra composições serenas e pessoais. Tim fala sobre relacionamentos inacabados, desejos, os dilemas da juventude e acreditar nos Beatles em canções com arranjos singelos que utilizam violinos, violas, flugelhorn e trombones. A voz do artista tem uma personalidade única, mas também apresenta as influências de Jorge Ben e de seu pai, Maurício Pereira.
Série Filmes que marcam época, 2019. Netflix
Atores, diretores e profissionais do cinema revelam detalhes nunca antes contados sobre a criação, produção e financiamento de filmes campeões de bilheteria nesta série documental. Nas 3 temporadas, você pode saber tudo e um pouco mais de filmes como Os caça-fantasmas, Jurassic Park, De volta para o futuro, Halloween, Uma linda mulher, Forrest gump, Dirty dancing e mais.
Série Mr. Robot. Amazon Prime Video
Se você assina a Amazon Prime só pra assistir a última temporada de The Boys e não tem o que ver entre os episódios novos, essa é uma ótima pedida. Apesar da premissa de filme da sessão da tarde (grupo de hackers contra o capitalismo malvado), todos os personagens são interessantes, o roteiro é cheio de surpresas até o último episódio e a série é um retrato fiel do zeitgeist da sociedade americana dos anos 2010.
Filme A crônica francesa, de Wes Anderson. Star+
Charmoso como todos os filmes anteriores de Wes Anderson e com um elenco invejável para qualquer produção. A obra é uma carta de amor ao jornalismo, que conta três histórias de uma cidade fictícia francesa.
Livro em quadrinhos A batalha, de Eloar Guazzelli e Fernanda Verissimo. Companhia das Letras
Você conhece a batalha de Mbororé? O ano é 1756, em um território hoje espalhado por Brasil, Argentina e Paraguai. Abandonados pela coroa espanhola, os povos guaranis das missões jesuíticas preparam-se para defender seus territórios dos invasores paulistas, enquanto se recordam de outro confronto ocorrido mais de 100 anos antes. A batalha tem ótima pesquisa e roteiro envolvente da historiadora Fernanda Verissimo, e traço expressivo com uso econômico (e utilitário) de cores de Eloar Guazzelli. Um dos mais belos quadrinhos brasileiros lançados nos últimos anos. Saiba mais aqui.
Ver essa foto no Instagram
Livro O plantador de abóboras, de Luís Cardoso
Dirigindo-se a um interlocutor misterioso, a narradora do romance entretece suas memórias familiares à história recente do Timor Leste, marcada por disputas territoriais, revoluções e ocupações coloniais. De alta intensidade poética, a narrativa vai se esclarecendo e delineando ao inverso, entregando aos poucos a chave paras as questões que levanta, como a identidade do enigmático narratário, apresentado como um homem que quer semear abóboras. Saiba mais aqui.
> Assine a Cult. A mais longeva revista de cultura do Brasil precisa de você.