Richard Dawkins entrevista Christopher Hitchens
A revista britânica “New Statesman” publica entrevista com o polêmico pensador inglês, que está se submetendo a um tratamento contra o câncer no esôfago.
Hitchens fala da relação da Igreja Católica com o nazismo e também da validade das ideias de esquerda e direita hoje.
Leia abaixo trechos traduzidos :
Fascismo e a Igreja Católica
Richard Dawkins – As pessoas que fizeram o trabalho sujo para Hitler eram quase todas religiosas.
Christopher Hitchens – Receio que a relação das SS nazistas com a Igreja Católica seja algo com que a Igreja tenha que lidar, e ela não nega isso.
Dawkins – Você pode falar um pouco sobre a relação do nazismo com a Igreja Católica?
Hitchens – Minha visão sobre isso é a seguinte: se está escrevendo sobre a história dos anos 1930 e a ascensão do totalitarismo, você pode substituir a palavra “fascismo” _quando trata de Itália, Portugal, Espanha, Tchecoslováquia e Áustria_ por “extrema direita católica”. Quase todos esses regimes se instauraram com a ajuda do Vaticano e com o consentimento da Santa Fé. Isso não é negado. Esse consentimento persistiu quase sempre, mesmo após a Segunda Guerra, e se estendeu a regimes comparáveis na Argentina e outros lugares.
Esquerda-direita
Dawkins – Se você sabe o que uma pessoa pensa sobre pena de morte ou aborto, então você, normalmente, sabe o que ela pensa sobre tudo mais. Mas você claramente quebra essa regra.
Hitchens – Tenho uma convicção, que é a de ser contra o totalitarismo _de esquerda ou de direita. O totalitário para mim é o inimigo – o que é absoluto, o que quer o controle dentro da sua cabeça, não apenas de suas ações e impostos. E as origens disso são, obviamente, teocráticas. Começa na ideia de que exista um líder supremo, ou um papa infalível, ou um chefe rabino, ou quem quer que seja, que possa ser ventríloquo do divino e [assim] nos dizer o que fazer.
(1) Comentário
Deixe o seu comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Christopher Hitchens foi grande militante ateu , o qual mostrou que as crenças religiosas são inócuas, seu livro , deus é não grande , como as religiões envenenam tudo é uma bomba no mundo das religiões . Já que ele mostra as mentiras e o perigo das religiões, as quais procuram subjugar as massas humanas. Ele foi um dos quadros cavaleiros do ateísmo.