Berço do feminismo em Londres pode fechar as portas
Newington Green Unitarian Church no norte de Londres/ Foto: Nick/Historic England/PA
Por Redação
A Igreja Newington Green Unitarian Church, considerada berço do feminismo, está na lista de lugares históricos cuja herança está em risco na Inglaterra devido ao mau estado de preservação em que se encontra.
Localizada no norte de Londres, fundada por desertores opostos ao protestantismo, em 1708, a igreja era frequentada por Mary Wollstonecraft, escritora, filósofa e defensora dos direitos das mulheres. O trabalho mais conhecido de Mary é o livro A vindication of the rights of woman (1792), no qual defende que as mulheres não são, por natureza, inferiores aos homens.
Há anos a igreja necessita de reparos e restaurações. Executivo chefe do Departamento Histórico de Londres, Duncan Wilson afirmou ao The Guardian que muitos desses prédios ameaçados – 5.341 ao todo – foram negligenciados e estão comprometidos.
Newington Green Unitarian é considerada a chave de entrada para as ideias de Wollstonecraft, uma vez que ali os sermões eram ministrados pelo filósofo e ministro Dr. Richard Price, cujos temas incluíam apoio aos direitos das mulheres e à Revolução Francesa. Acredita-se que suas palavras tiveram influência radical para o pensamento de Mary Wollstonecraft.