Belo Monte em foco
Projeto viabilizado por sistema de financiamento colaborativo, o documentário “Belo Monte, Anúncio de uma Guerra” será exibido em duas sessões na Matilha Cultural, em São Paulo, nos dia 29 e 30 de junho.
Tratando da polêmica envolta à hidrelétrica que está sendo construída em Altamira, no Pará, na Volta Grande do Rio Xingu, o filme, dirigido por André D’Elia, foi feito durante três expedições à região e traz diversas entrevistas com os principais envolvidos na obra, incluindo lideranças indígenas, como o Cacique Raoni e Megaron; o Procurador da República, Dr. Felício Pontes; o Presidente da FUNAI, Márcio Meira; e políticos locais a favor da construção da Usina.
Anunciada como a maior obra de engenharia do país, a Belo Monte tem sido altamente criticada por representantes de diversos setores da sociedade, que a vêem como um potencial desastre do ponto de vista ambiental, econômico e social. O projeto já foi tema de entrevista com o historiador José Augusto Pádua, publicada na edição 164 da CULT.
Onde: Rua Rego Freitas, 542 centro – São Paulo/SP
Quando: dias 29 e 30 de junho, às 20h30
Quanto: entrada colaborativa (Pague o quanto achar necessário)
http://www.matilhacultural.com.br/