Apresentação
Fotos de Raymond Depardon (Deleuze) e Kasumi Hirose (Guattari)
Esta edição da Cult reedita artigos publicados originalmente em novembro de 2006 e setembro de 2021. Antes objetos de dossiês distintos, publicados em um espaço de 15 anos distantes um do outro, Gilles Deleuze e Félix Guattari ocupam agora as páginas de uma única edição: um diálogo permitido (e provocado) por seus cruzamentos biográficos e de pensamento.
Entre os títulos que escreveram a quatro mãos, figuram O anti-Édipo (1972), Kafka: por uma literatura menor (1975) e O que é a filosofia? (1991). Esta edição combina artigos que esquadrinham percursos transversais, aproximações e singularidades na vida e na obra de dois dos mais importantes filósofos do último século.
O arco de suas imersões foi extenso, transitou entre a clínica e a política, e tratou da delimitação e da natureza da filosofia como método. Nos próximos textos, são rememorados encontros com Guattari no Brasil dos anos 1980 e 1990, descortinados os muitos itinerários possíveis do pensamento de Deleuze e dissecados conceitos que atravessam uma obra que assinala movimentos de revisão dos modos de saber.
São escritos mobilizados por um amálgama teórico que alia psicanálise, política, filosofia, memória. Nos textos, transparecem propostas de abordagens originais de leitura de Guattari e Deleuze e que assumem, por vezes, um caráter de intimidade, como a carta escrita por Suely Rolnik, amiga e analisanda de Guattari, com quem escreveu Micropolítica: cartografias do desejo (1986).
> Assine a Cult. A mais longeva revista de cultura do Brasil precis
Assine a Revista Cult e
tenha acesso a conteúdos exclusivos
Assinar »