Cult indica Bienal do Livro, ‘Ruptura’ e mais
Nesta seção, a equipe da Cult indica o que viu, ouviu e leu durante a semana e o que vale a pena divulgar nas redes sociais. A ideia é contar um pouco sobre o que estamos gostando para vocês.
26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
A Bienal do Livro 2022 termina neste domingo (10), às 22h, no Expo Center Norte. O evento conta com 150 expositores, obras de 300 autores nacionais e internacionais, 500 atrações, oito espaços culturais e 1.300 horas de programação cultural. Um dos grandes destaques é um espaço em homenagem à literatura de cordel e do repente. Para comprar ingressos e conferir a programação, acesse bienaldolivrosp.com.br
Série Ruptura (Severance) – Apple TV +
Criada por Dan Erickson e dirigida por Ben Stiller e Aoife McArdle, a ficção científica mostra como Mark Scout lidera uma equipe na Lumon Industries. Na empresa, os trabalhadores foram submetidos a um procedimento de admissão que divide cirurgicamente suas memórias de trabalho e a vida pessoal. O assunto de Ruptura causa identificação imediata e talvez por isso a série tenha se tornado um dos maiores sucessos de 2022.
Série Community – Netflix
Do criador de Rick and Morty, Dan Harmon. Se você gosta de comédias caóticas e absurdas, vale revisitar Community. A série segue um grupo de estudos improvável em uma faculdade comunitária. Eles fazem qualquer coisa, menos estudar. O trabalho é repleto de metalinguagem e paródias de outros gêneros como ação, faroeste, ficção científica, além das referências à cultura pop. Quanto mais se entregava ao absurdo, mais brilhava. Saiba mais aqui.
Documentário This much I know to be true, de Andrew Dominik – MUBI
Aquele filme ideal pra dar play, abrir um vinho e ficar vendo sem muito compromisso. Gravado em 2021, mostra o bardo Nick Cave e seu colaborador de longa data, o músico Warren Ellis, durante os ensaios finais para uma turnê. Entre as belas performances de canções dos álbuns Ghosteen e Carnage, vemos cenas divertidas de bastidores, entrevistas com Cave e Ellis e até uma participação especial da lenda Marianne Faithfull. Saiba mais aqui.
Podcast Crime e castigo, da Rádio Novelo
Nas principais plataformas de áudio
Depois de Praia dos Ossos, o podcast mais comentado de 2020, a jornalista Branca Viana se deparou com perguntas essenciais: o que é justiça? Qual é a pena justa para alguém que comete um crime hediondo? Onde termina a justiça e começa a vingança? Para tentar responder essas perguntas, os seis episódios trazem histórias bem reais.
Espetáculo A vela – Teatro UOL (SP)
Depois de uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro, a peça chega em São Paulo, no Shopping Pátio Higienópolis. Herson Capri e Leandro Luna vivem pai e filho. O pai é um professor aposentado e expulsa o filho de casa por não aceitar que ele viva da arte drag queen. O filho retorna após 20 anos. No decorrer da história observamos as relações humanas e suas dificuldades. Enquanto uma vela estiver acesa, eles continuam acertando as diferenças. O texto impecável é de Raphael Gama e a direção de Elias Andreato. Saiba mais aqui