Cult indica ‘A pior pessoa do mundo’, ‘Peaky Blinders’, ‘A feira do livro’ e mais
Nesta seção, a equipe da Cult indica o que viu, ouviu e leu durante a semana e o que vale a pena divulgar nas redes sociais. A ideia é contar um pouco sobre o que estamos gostando para vocês.
Filme A pior pessoa do mundo, de Joaquim Tries (2021), em cartaz nos cinemas
A comédia dramática norueguêsa fala sobre as mudanças inevitáveis da vida e a aceitação da pessoa mais complexa possível, ou seja, você mesmo. Perto de completar 30 anos, Julie não parece próxima de sossegar. Ela imagina ter estabilidade em seu relacionamento com o escritor Aksel até conhecer o lindo jovem Eivind. Ótima trilha e atuações. O filme teve duas indicações para o Oscar. Saiba mais aqui.
Série Peaky Blinders, Netflix
Uma das melhores e mais bonitas séries da última década chega a sua temporada final. Os novos episódios logo estabelecem o destino de Polly, personagem de Helen McCrory, falecida em abril de 2021. E, sim, Polly faz falta, pra além de sua belíssima atuação, o poder feminino fica diminuído. Tommy segue lutando com seus demônios, que parecem vencer a batalha. Os fãs talvez não fiquem totalmente satisfeitos com o episódio final, mas, aí, aguardamos os comentários, porque spoilers, aqui, são proibidos!. Saiba mais aqui.
Série Iluminadas, Apple TV+
Baseado no livro homônimo da sul – africana Lauren Beukes, a série com Wagner Moura (Tropa de Elite) e Elisabeth Moss (The Handmaid’s Tale) mistura suspense, mistério e viagem no tempo, além de contar como era a rotina do jornalismo nos anos de 1990. A arquivista Kirby (Moss) abandonou sua carreira de jornalista após ser agredida por um serial killer. No entanto, uma série de assassinatos recentes podem estar ligados ao seu ataque e ela precisa reviver o trauma ao decidir se unir ao repórter policial Dan Velazquez (Moura) em uma investigação. Saiba mais aqui.
Série Love, Death & Robots, Netflix
Após uma queda de qualidade no segundo volume, a antologia animada voltou com força em 9 novas histórias. A série revisita ambientes já explorados como fazendas, cenários militares, espaço, entre outros. Porém, os capítulos deixam um ar de novidade e um gosto de quero mais. Destaque especial para dois episódios: Fazendeiro e O mesmo pulso da máquina. Saiba mais aqui.
Álbum ØRGIA (2022), de Johnny Hooker. Nas plataformas de áudio
Após quatro anos, o artista pernambucano Johnny Hooker lança novo álbum com 13 faixas que passeiam pelo pop, samba, brega, forró e até flamenco. Na faixa “Maré” temos o encontro inédito e muito esperado com o cantor Silva.
Podcast A mulher da casa abandonada. Nas principais plataformas de áudio
Uma mulher morando sozinha em uma mansão decrépita em um dos bairros mais nobres da cidade de São Paulo atraiu a atenção do jornalista Chico Felitti. Ao investigar esse personagem dickensiano, descobre um histórico de crimes hediondos e que ela é procurada pelo FBI. Podcast semanal, com episódio novo toda quarta-feira.
Livro As cem vistas do monte Fuji, de Katsushika Hokusai
Coleção de xilogravuras que Hokusai, um dos maiores gravuristas japoneses, publicou em meados do século 19. Homenageando a famosa montanha, o arista registrou diferentes aspectos e prismas de sua geografia, retratando também a fauna, a flora e os costumes dos japoneses que por ali andavam. A cuidadosa edição da C33 utiliza a tradicional encadernação fukuro toji, em que as páginas são dobradas ao meio e costuradas externamente pela extremidade onde as pontas de encontram. Era uma forma de esconder o verso da página que, estampada com a xilogravura, ficava ilegível. Saiba mais aqui.
A Feira do Livro, Praça Charles Miller, Pacaembu (SP)
A Cult está com uma tenda nesta feira de livros de rua gratuita. São mais de 55 convidados e 120 editoras, livrarias e bancas. Localizado em frente ao estádio do Pacaembu, o evento conta com oficinas de cultura, tenda de autógrafos, batalha de poesia falada (slam) e mediações de leitura. Horário: 10h às 21h. Mas corre. É só até domingo (12/6) Saiba mais aqui. 😉
> Assine a Cult. A mais longeva revista de cultura do Brasil precisa de você.