Cult indica ‘Medo e delírio em Brasilia’ e mais

Cult indica ‘Medo e delírio em Brasilia’ e mais

 

 

Nesta seção, a equipe da Cult indica o que viu, ouviu e leu durante a semana e o que vale a pena divulgar nas redes sociais. A ideia é contar um pouco sobre o que estamos gostando para vocês.

 

 

Filme – O mercado de notícias (2014), de Jorge Furtado

O filme traz depoimentos de treze jornalistas brasileiros sobre a prática da profissão e as mudanças na forma de consumir notícias. O roteiro do documentário é inspirado na peça homônima do dramaturgo inglês Ben Jonson (1572- 1637), “The staple of news”. Conheça mais no site.

 

 

Filme  – Felizes juntos (1997), de Wong Kar-Wai

Um casal viaja para Argentina em uma tentativa de consertar um relacionamento problemático, mas acabam se distanciando ainda mais. Longe de casa, cada um passa por sua própria jornada para entender tanto o amor quanto a solidão. Assista no site do Mube.
 

 
Série – Dickinson (2019)- Apple TV+
Série Dickinson da Apple TV Plus

A atriz Hailee Steinfeld (a Kate Bishop de Gavião Arqueiro) interpreta Emily Dickinson, uma das mais importantes poetas estadunidenses do século 19. A série mostra de forma lúdica o gosto da escritora pela reclusão e a descoberta de sua sexualidade. A edição 280 da Cult fala mais sobre a série e a obra de Dickinson. Saiba mais sobre a série aqui.

 

 

Podcast – Medo e Delírio em Brasília

Para quem ainda não conhece, o podcast de Pedro Daltro e Cristiano Botafogo é a tradução sonora perfeita dessa “bad trip escrota em que a gente se meteu”, como eles mesmos dizem. Com narração ágil, entrecortada por montagens hilárias e até paródias musicais, os episódios apresentam tudo que acontece de relevante na política de um jeito informativo e divertidíssimo. “Bora passar raiva juntos?”

 

 

Livro – O ato de respirar, de Sony Labou-Tansi
O ato de respirar, de Sony Labou-Tansi

Um longo poema que, como no título, segue a cadência de uma respiração. Mas uma respiração tensa, entrecortada, na qual se misturam indagações existenciais, reflexos da memória ancestral do Congo e a luta pela vida negra. A cuidadosa edição traz as duas versões do poema, além de um posfácio que situa o leitor na produção poética de Sony, traduzido pela primeira vez no Brasil. Resta o desejo que apareçam mais traduções do poeta congolês no Brasil, para que, como escreve em uma parte do poema, possamos definitivamente “cortar/ as pétalas da mentira/ ocidental/ em nossos cérebros”. Saiba mais aqui.

 

 

Livro – Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha: Histórias e contos de fadas assustadores, de Liudmila Petruchévskaia. Companhia das Letras
Era uma vez uma mulher que tentou matar o bebê da vizinha: Histórias e contos de fadas assustadores

A autora russa é uma prolífica contadora de histórias horripilantes, ambientadas em épocas distintas do período soviético. O conto que dá título ao livro, apesar de não possuir nenhum elemento sobrenatural, é de prender a respiração até o último parágrafo.

 

 

Livro – Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino. Companhia das Letras
Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, Marçal Aquino

A obra abre com a impactante epígrafe de que “o amor é sexualmente transmissível”. O fotógrafo Cauby se envolve com a sedutora Lavínia, mulher de um pastor que a tirou das ruas e das drogas. O romance envolvente gira em torno de assassinos de aluguel, garimpo, prostitutas e tem o Pará como cenário. Em 2012, o livro inspirou o filme homônimo estrelado por Camila Pitanga. Saiba mais aqui.

 

 

> Assine a Cult. A mais longeva revista de cultura do Brasil precisa de você. 

 

 

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult