No lado sul do mundo

No lado sul do mundo

De um lado, jovens secundaristas entrincheiram-se nas ruas e escolas contra o fechamento das instituições de ensino. De outro, políticos e ativistas tentam avançar projetos como o “Escola Sem Partido”. Na África do Sul, universitários queimam móveis e obras de arte para protestar contra o racismo institucionalizado.

Para pensar questões contemporâneas relacionadas a educação nos países do Atlântico Sul, pesquisadores e artistas brasileiros e sul africanos se reúnem no encontro “Risco Epistêmico: Educação”, que acontece entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro em diversos locais de São Paulo.

O encontro faz parte do projeto Episódios do Sul, promovido pelo Goethe-Institut, que propõe repensar as áreas da ciência, cultura e arte a partir da perspectiva dos países do Sul. As inscrições são gratuitas e os encontros vão acontecer em escolas públicas, universidades e instituições culturais da cidade.

Os temas são variados: haverá palestras sobre as manifestações estudantis, o mito da democracia racial e a crise das instituições educacionais, por exemplo. Sempre em favor do diálogo entre alunos, professores e pesquisadores, com paralelos entre o Brasil e a África do Sul. A programação completa pode ser consultada aqui.

Entre os participantes, estão pesquisadoras e professoras sul-africanos como Kelly Gillespie, Brian Kamanzi, Naadira Patel e Hibist Kassa. Do Brasil, participam as professoras Suely Rolnik e Tatiana Roque, os artistas Amilcar Packer e Jota Mombaca, o arte-educador Thiago de Paulo e as ativistas Bruna Mires (Movimento Favela Brasil) e Andreza Delgado (Revista Capitolina).

Para a diretora do Goethe-Institut, Katharina Von Ruckteschell, o evento significa uma forma de pensar outros mundos descolonizados, democratizados e não racializados.


Riscos Epistêmicos: Educação
Onde: Diversos locais em São Paulo (veja programação)
Quando: 29 de agosto a 3 de setembro
Quanto: Gratuito
Inscrições e programação: www.goethe.de/brasil/episodios/agenda

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult