“Estou pronto para morrer”, disse Leonard Cohen em outubro à New Yorker
O poeta e músico canadense Leonard Cohen, que morreu nesta quinta (10), aos 82 anos
Redação
Aos 82 anos, o poeta, compositor e músico canadense Leonard Cohen morreu nesta quinta-feira (10), de acordo com anúncio feito pela gravadora do artista, às 23h33, em sua página no Facebook.
“É com profundo pesar que informamos que o legendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen morreu. Perdemos um dos mais prolíficos e visionários músicos. Um funeral deve acontecer em Los Angeles nos próximos dias. A família pede privacidade em seu luto”, diz a nota.
Cohen havia acabado de lançar um novo disco, o 14º da carreira, intitulado “You Want it Darker”, composto por oito canções repletas de referências à morte. Muitos críticos consideraram a obra como um “testamento final”, “último suspiro” de um dos maiores artistas do século 20. Na faixa que dá título ao álbum, ele canta: “Estou pronto, meu senhor”.
Em um já célebre perfil publicado na The New Yorker, em outubro deste ano, Cohen afirmou que, de fato, estava “pronto para morrer”: “Espero que não seja muito desconfortável”, disse. Antes disso, em julho, ele havia enviado uma carta à sua grande musa inspiradora, Marianne, que se encontrava à beira da morte poucas semanas após receber o diagnóstico de leucemia. Escreveu:
“Bem, Marianne, chegamos a esta época em que somos tão velhos que nossos corpos caem aos pedaços; acho que a seguirei muito em breve. Saiba que estou tão perto de você que, se estender sua mão, acredito que poderá tocar a minha”. À Marianne, Cohen escreveu canções como “So Long, Marianne” e “Bird On The Wire”.