Comemoração à francesa
Os cerca de 870 milhões de habitantes das 70 nações integrantes da Organização Internacional pela Francofonia (OIF) estão em ritmo de comemoração, já que a entidade celebra a 40ª Festa Internacional da Francofonia no próximo sábado (20). Apesar de não ser um membro da OIF, o Brasil participa da festividade e traz para a capital paulista eventos culturais e gastronômicos de países de língua francesa.
De acordo com a coordenadora cultural da Aliança Francesa, Juliette Clara Streitwieser, “o Brasil e a França são muito ligados e têm uma história muito rica de troca, mas o que se pretende é divulgar a diversidade de culturas ligadas à língua francesa, não só da França, mas principalmente da África e da Ásia”. Juliette destaca que o continente africano é o que possui o maior número de francófonos, com 96,2 milhões pessoas, além de ser o 9º idioma mais falado no mundo.
No Brasil, parte da festa será comemorada no Reserva Cultural, onde será exibido o longa Só Deus Sabe (1998), de Bruno Podalydès, premiado como melhor filme no César 1999. Na trama, ambientada em Paris, um engenheiro indeciso tem que escolher entre uma das três mulheres por que está apaixonado. Além disso, antes do início da sessão, será servido um café da manhã com alimentos típicos da gastronomia francesa.
O evento também conta com show de música da canadense Athésia, que lançou seu primeiro disco em 2004. A cantora iniciou sua carreira aos 14 anos e mistura ritmos como tango, bossa nova e música eletrônica. Já a Biblioteca Claudie Monteil receberá uma exposição de obras francófonas. Para Juliette, os eventos são uma forma de pensar a pluralidade e divulgar a diversidade de culturas, questionando “se a francofonia pode ser uma ruptura da hegemonia de outras línguas”.
CINEMA Reserva Cultural Avenida Paulista, 900 28 de março, às 10h R$ 5 |
MÚSICA Show da cantora Athésia SESC Pinheiros Rua Paes Leme, 195 17de março, às 20h R$ 12 |
LITERATURA Exposição de obras francófonas Biblioteca Claudie Monteil Rua General Jardim, 182, Centro Até 30 de abril |