Pra não dizer que não falei das artes

Pra não dizer que não falei das artes

Exposição resgata produções brasileiras da época da ditadura

Produções artísticas brasileiras do período da ditadura militar (1964-1985) são resgatadas através da exposição Entre Atos 1964/1968, que acontece no MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo). Esta é a primeira de três mostras que abordam o desenvolvimento das artes naquela época, que coincide com a história de formação do acervo da instituição.

Durante a gestão do professor Walter Zanini na direção do museu, entre 1963 e 1978, houve uma mudança no perfil do acervo. Fundado em 1963, o MAC foi formado inicialmente a partir de obras do Museu de Arte Moderna de São Paulo e das coleções de Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda Penteado. Zanini promoveu exposições que incentivavam a participação de jovens de até 35 anos na produção artística, por meio das mostras Jovem Desenho Nacional, Jovem Gravura Nacional e Jovem Arte Contemporânea. Segundo Ana Magalhães, curadora da exposição ao lado de Cristina Freire e Helouise Costa, “nesse período houve um engajamento para buscar espaços de liberdade e troca. Então, o que o professor Walter Zanini fez foi transformar”.

Das produções daquela época, estão expostas 113 obras de 49 artistas, como Cláudio Tozzi, Arnaldo Ferrari, Nelson Leirner e Iberê Camargo. “Quando levantamos o acervo, percebemos três indicativos de questões estéticas. Primeiramente, a experimentação em torno da figuração, já que alguns artistas se aproximam da nova figuração francesa e do pop. Outro indicativo é a presença forte, desde a década de 1950, das tendências do abstracionismo lírico e informal, ou seja, da arte informal. Por fim, há uma linguagem construtivista, como a da experimentação com abstração geométrica”, enumera a curadora. Ana explica que devido a essas características, a exposição se divide nas seções Figura, Gesto e Plano: “Nós poderíamos ter usado as categorias tradicionais, mas fugimos delas, porque a ideia é que essas obras vão além dessas categorias”.

Entre Atos 1964/1968
MAC-USP
Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária
Até 1 de agosto
Entrada franca

Deixe o seu comentário

Setembro

Artigos Relacionados

TV Cult