As formas de Barsotti
As desconstruções geométricas do pintor neoconcretista Hércules Barsotti poderão ser apreciadas, além de visualmente, também por meio do toque em exposição na Caixa Cultural de São Paulo. A inovação visa à inclusão de deficientes visuais.
Baseando-se na experiência pictórica do artista e em sua pesquisa da forma e da cor, a mostra apresenta 30 serigrafias – criadas entre as décadas de 1950 a 1980 – juntamente com suas representações táteis. Além disso, os visitantes ainda terão acesso a descrições em áudio de cada uma das obras.
“Pelo fato do Hércules ser um artista que se preocupava mais com a forma e ter um trabalho marcado pela ausência de cor, achamos que seria interessante trabalhar com uma exposição inclusiva”, diz Claudia Lopes, curadora do evento, que conta ter trabalhado a ideia em parceria com o crítico de arte Enock Sacramento.
Nascido em São Paulo, Barsotti ficou conhecido por integrar os grupos NeoConcreto, liderado pelo crítico Ferreira Gullar, e o Novas Tendências, que tentou reagrupar os artistas de tendência geométrica em São Paulo.
Quando: 21/7 a 23/9
Onde: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111, São Paulo (SP)
Quanto: entrada franca
Info.: (11) 3321-4400, www.caixacultural.com.br