Um Vipassana longo e com wi-fi

Um Vipassana longo e com wi-fi

 

Lugar de Fala é o espaço dos leitores no site da Cult. Todo mês, artigos enviados por eles são publicados de acordo com um tema. O de dezembro de 2021 é “angústia”


 

29 de abril de 2020, 1h21min

Vipassana é um retiro onde as pessoas ficam dez dias em completo silêncio e isolamento, afinal, você não pode entrar em contato com os outros participantes de forma alguma, nem pelo olhar, é estar sozinhx entre outras pessoas (e a vida não é isso, afinal?).

“Vipassana, não aguento mais esse Vipassana! Eu queria estar na aula ontem (sexta) à noite, só para reclamar, eu queria ir para o trabalho, só para reclamar!” – disse eu, para uma amiga, na segunda semana, por whatsapp, “porque como irá durar mais de dez dias, o universo deve ter ficado com dá da gente e disse ‘libera o wi-fi para esses coitados’”.

Vipassana com wi-fi.

Isolada, longe, sozinha, eu e meu gato.

Eu e meu gato… E todo mundo.

O presidente que só fala e faz besteira; a UNICAMP que continua com seus prazos (como se nada estivesse acontecendo); o governador (que nunca foi ‘flor que se cheire’) surtando porque o presidente é pior que ele; no Instagram a UNICAMP faz propaganda de empresário que doou miséria para comprar meia dúzia de notebook; minha irmã (que eu não tenho contato) em Portugal – e assim como o presidente, deve estar negligenciando a própria saúde, colocando-se em risco, colocando os outros em risco…

Vipassana com wi-fi.

Isolada, longe, sozinha, eu e meu gato.

Eu e meu gato… E todo mundo.

Eu, meu gato, “putz, vou ter que cozinhar, tinha planejado bandejar o mês todo… O dinheiro precisa dar, preciso tomar cuidado”, “nossa, parece que é sério mesmo”, “eita, tô tossindo muito… Mas dizem que a tosse é seca, a minha tosse tem muco”, “sério mesmo que eu resolvi ficar gripada JUSTO AGORA? Será que é gripe mesmo ou nervoso?”, “Aaaah, não?! Meu cartão alimentação está do OUTRO LADO DA C I D A D E?! NÃÃÃÃÃÃO, não pode seeeeeeeeeeeeeeeer!”, álcool-em-gel-máscara-uber-dinheiro-álcool-em-gel-não-põe-essa-mão-no-rosto-não-pega-no-celular-álcool-em-gel-não-fala-perto-das-pessoas-tô-na-rua-mercado-compra-rápido-bemrápidorapidinho-álcool-em-gel-TAQUICARDIATAQUICARDIATAQUICARDIA…

Chegar em casa, exausta, o medo das próprias compras estarem infectadas…

Eu e meu gato.

Vipassa com wi-fi.

Eu, meu gato e todo mundo.

Ansiedade voltou mais pesada do que nunca, prazo, orientador que não lê o edital, alimentação de mal a pior, refrigerante, energético, delivery, vergonha de pedir delivery, psicanálise por Skype, professora que manda “sugestão de leitura” a cada meia hora, celular que não para de vibrar, saudade do divã, gente mandando mensagem enquanto eu estou na sessão por Skype, saudade, tesão, solidão, alívio, ver o sol nascer sem dormir, prazo vencendo, orientador que não toma jeito, medo, saudade, falei com meu ex, a Lua estava cheia, são 5h de novo e eu não dormi, tosse, falta de ar, eu deveria estudar…

Eu e meu gato.

Vipassana com wi-fi.

Vipassana com prazo.

Vipassana com EAD que não concordo.

Vipassana chorando ouvindo música.

Vipassana com maquiagem para me sentir melhor.

Eu e meu gato… Hidratando o cabelo para me sentir melhor.

Vipassana sem lavar o cabelo por três dias.

Produzir, estudar, o prazo.

É pandemia. Dói. Assusta. Desregula. Dá medo. Cansa. Liberta (em certa medida) e não cabe e formas e páginas, não cabe nem neste texto.

Vipassana com wi-fi, não sabemos até quando.

Vipassana que não cabe em uma página.

Vipassana com wi-fi.

Eu e meu gato.

Eu e meu gato… E todo mundo.

 

Ana Carolina, 37, está na segunda graduação
na Unicamp e é psicanalista em constante formação.

 

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult