Salada Russa

Salada Russa

Divulgação

por Jaqueline Gutierres

“Todas as mulheres têm uma Tatyana dentro de si”, afirma Deborah Colker, por e-mail, à CULT. A coreógrafa refere-se à personagem que dá nome a seu novo espetáculo de dança, baseado na obra Evguêni Oniéguin, do escritor russo Aleksandr Púchkin.

Livro e peça contam a história de amor não correspondido de Tatyana, uma jovem do campo, por Oniéguin, um cosmopolita abastado.

Colker justifica que seu encantamento por Tatyana vem da força dessa mulher, que “no decorrer do livro cresce, escolhe e dá a grande virada. Quando terminei de ler, me deu vontade de, se fosse possível, telefonar a Púchkin e perguntar por que o livro se chamava Evguêni Oniéguin e não Tatyana”.

Além de personagens da obra, o espetáculo leva à cena o escritor. “Decidi pela presença dele na montagem porque, muitas vezes enquanto lia, não sabia se quem estava falando era Oniéguin ou o próprio Púchkin”, conta Colker. No entanto, a coreógrafa enfatiza que não priorizou a narrativa linear da história: “Optei por cenas que traduzem valores, pensamentos e transformações humanas. Respeitei a cronologia, mas minha intenção foi mostrar meu olhar sobre essa trama de vida e, sobretudo, de amor”.

Além de Tatyana, entre os espetáculos de dança que estreiam em setembro está o Ballet de Leipzig, que apresenta A Grande Missa, de Mozart, no Theatro Municipal de São Paulo, entre 21 e 24 de setembro (tel. 11 3397-0300).

Onde: Teatro Alfa – R. Bento Branco de Andrade Filho, 722, São Paulo (SP)
Quando: 9 a 18/9
Quanto: R$ 40 a R$ 100
Info.: (11) 5693-4000, www.teatroalfa.com.br

(1) Comentário

  1. Eis um poema que retrata perfeitamente a dicotomia entre a ficção e a realidade em Puchkin:

    DUELO

    A tarde tem a face fria
    Há um silêncio no ar

    Onêguin dá um passo
    De repente o estampido
    Ecoa no fio do espaço

    E a carcaça de Púchkin
    Lassa na neve cai

    Gilvanni de Amorim, “In” Ode ao amor desvanecido, Edições Pulsar, Teresina, 2013, pág. 69.

Deixe o seu comentário

Novembro

Artigos Relacionados

TV Cult