Pasolini no MIS

Pasolini no MIS
O cineasta, poeta e intelectual Pier Paolo Pasolini, tema de mostra no MIS nesta quarta (12) (
O cineasta, poeta e intelectual Pier Paolo Pasolini, tema de mostra no MIS nesta quarta (12) (Angelo Novi – Cineteca di Bologna)

Redação

Parceria entre o Museu da Imagem e do Som (MIS) e a editora Laranja Original, a Mostra Pasolini acontece nesta quarta (12), no MIS, a partir das 14h. Ao longo do dia, serão exibidos os filmes Accattone – Desajuste Social (1961) e Gaviões e passarinhos (1966) seguidos de uma mesa de debates com o poeta Davi Kinski, o crítico Franthiesco Ballerini e a cineasta Lina Chamie. A mediação será da jornalista Flavia Guerra.  Às 20h, acontece ainda o lançamento do livro Pasolini, do neorrealismo ao cinema poesia.

A mostra pretende resgatar a importância da obra de Pier Paolo Pasolini (1922 – 1975), cineasta, jornalista, poeta, teórico da arte e escritor italiano, considerado um dos principais cineastas de todos os tempos. Sua arte e seu pensamento político foram tema de um especial da CULT 196, publicada em novembro de 2014.

O livro Pasolini, do neorrealismo ao cinema poesia, de Davi Kinski, se propõe a estudar e analisar toda a obra do cineasta, incluindo romances, poemas e filmes. A forma inovadora de construir narrativas cinematográficas de Pasolini, que utilizava muitas metáforas e alegorias para debater temas controversos como sexo e violência, é analisada por Kinski em relação à identidade e formação cultural do intelectual. Com o lançamento, haverá exposição das ilustrações de Marcos Garuti, que estão no livro.

Mostra Pasolini
Onde: MIS, av. Europa, 158
Quando: 12/09, a partir das 14h
Quanto: grátis (os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência)

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult