O cânone e o novo

O cânone e o novo

Heterogeneidade talvez seja a palavra que melhor sintetize a programação deste ano da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). Como de hábito, figuram obras do cânone, a começar pela Nona de Beethoven, passando por Haydn, Berlioz, Verdi, entre outros, até a continuidade do ciclo integral das sinfonias de Gustav Mahler, cujo centenário de morte é lembrado neste ano. “O ciclo Mahler é um ponto alto. As sinfonias serão regidas respectivamente por Alondra de la Parra, Marin Alsop, Gennady Rozhdestvensky e Isaac Karabtchevsky”, destaca Arthur Nestrovski, diretor artístico da Osesp.

Em contrapartida, a programação inclui a música dos séculos 20 e 21. Ao longo do ano, serão ouvidas diversas obras do estoniano Arvo Pärt (1935). O compositor residente de 2011 é o inglês Thomas Adès (1971-), que, em sua primeira viagem ao Brasil, vem reger três de seus concertos. Cabe ainda destacar as encomendas a autores brasileiros, como Felipe Lara, Edu Lobo, Kristoff Silva, Nailor Proveta e Edino Krieger.

Osesp 2011
Onde: Praça Julio Prestes, 16, Luz – São Paulo Quando: 17 de março a 17 de dezembro
Quanto: R$ 24 a R$ 135 (por concerto); a partir de 14 de fevereiro, estará disponível o programa Crie sua Série, com desconto de 15% em relação aos ingressos avulsos desde que sejam escolhidos no mínimo 3 concertos
Info.: www.osesp.art.br

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult