O arquiteto Louis Kahn é tema de ópera
Projeto dos compositores Jenny Kallick e Lewis Spratlan transforma vida e obra do arquiteto Louis Kahn em ópera experimental.
O embrião de Architect: A Chamber Opera (Arquiteto: Uma Ópera de Câmara) começou com a fascinação de Kallick pelo trabalho do projetista ao visitar dois de seus prédios em New Haven: a Galeria de Arte e o Centro de Arte Britânica de Yale.
A ópera trabalha com a acústica dos espaços arquitetônicos de Kahn, intercalando extratos turbulentos da sua vida privada com melodias que tentam simular a obra de alvenaria dos edifícios.
Louis Kahn já havia sido tema do documentário My Architect (Meu Arquiteto), realizado pelo seu filho Nathaniel Kahn, em 1974. Considerado um dos mais importantes arquitetos do século 20, projetou prédios como a Assembleia Nacional, em Bangladesh e a Biblioteca Exeter, em New Hampshire.
Embora a ópera ainda não tenha sido executada ao vivo, uma versão gravada foi apresentada no Festival de Filmes de Arquitetura e Design, em Chicago, e será exibida novamente no Festival de Cinema de Arquitetura e Design, em Nova York, em meados de outubro. Já teve início a captação de recursos para performances ao vivo em edifícios projetados por Louis Kahn.