Mubi

Edição do mês
Mubi
(Foto: Divulgação)

 

Fundada em 2007, a MUBI é uma plataforma de streaming de cinema. Seu diferencial? Todo dia chega um filme novo na plataforma, que recebe destaque e torna-se o “filme do dia”. Mas, além do lançamento diário, a MUBI conta com um acervo de centenas de produções disponíveis online.

E todos são selecionados a dedo por uma curadoria especializada que entende e ama cinema. Aqui, o cinema é tratado em toda sua dimensão humana, sem algoritmos que gerenciam a escolha, mas uma comunidade de cinéfilos que pensa em cada filme do catálogo.

Por isso a variedade é tamanha, em um impressionante catálogo que vai de clássicos de Pier Paolo Pasolini e Jean-Luc Godard até sucessos contemporâneos como Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022, e Titane, de Julia Ducournau, vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2021, passando por produções pouco conhecidas, como o cinema vanguardista do japonês Shûji Terayama.

Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, não se trata só de cinema cult, mas o foco são grandes produções cinematográficas, independente do ano, da época, do gênero e do diretor. Mas, claro, também estão na MUBI filmes indies, filmes artísticos e documentários – dos consagrados de Werner Herzog e Agnès Varda aos recém-saídos de grandes festivais de cinema.

A Cult mostra a seguir alguns destaques imperdíveis. Além dos lançamentos, ressaltamos alguns dos diversos especiais temáticos da MUBI e sua parceria com Martin Scorsese, que já afirmou ser a MUBI sua plataforma de streaming preferida.

Acesse:

mubi.io/cult
ganhe 30 dias gratuitos na plataforma
e explore todo o catálogo disponível.

(Frame do filme Lamb)

Lançamentos

Entre os próximos lançamentos está o novo filme de David Cronenberg, Crimes of the Future, adquirido no Festival de Cannes de 2022 ao lado de Aftersun, Holy Spider e The Five Devils. Seguem na agenda de lançamento os filmes The Humans, Memoria, A Chiara e Faya Dayi. Entre os destaque recém-adicionados, também está Lamb, do diretor islandês Valdimar Jóhannsson, que ganhou o prêmio de Originalidade em Cannes 2021.

(Frame do filme In the mood for love)

Especial Wong Kar Wai

Uma das preciosidades da MUBI é o especial dedicado ao cineasta chinês Wong Kar Wai, que reúne sete filmes restaurados pelo próprio diretor: In the mood for love, Chungking express, Fallen Angels, Happy together, 2046, Ashes of time e The hand. Uma oportunidade de revisitar a filmografia desse diretor incontornável e viajar pela China que ele retratou de maneira única.

(Frame do filme Tudo sobre minha mãe)

Orgulho sem preconceito: cinema LGBTQIA+

Seleção de mais de 40 filmes com a temática LGBTQIA+, com clássicos de Pedro Almodóvar como Tudo sobre minha mãe e Má educação e recentes lançamentos nacionais e internacionais, como o cinema queer do francês Alexis Langlois e do brasileiro Gustavo Vinagre. Como escreve a plataforma, “de estudos de personagem intimistas a ousados longas experimentais, o ecletismo do cinema queer não só ilumina a riqueza da nossa experiência humana coletiva como também subverte de forma ousada as convenções cinematográficas”.

(Frame do filme Oh, sun)

The Film Foundation World Cinema Project

Fundado pelo cineasta Martin Scorsese, o World Cinema Project, desenvolvido pela The Film Foundation, trabalha pela restauração e preservação de filmes do mundo todo, evitando o desaparecimento de filmes devido à corrosão da película de celuloide. Desde sua criação em 2007, já foram restaurados cerca de 47 filmes da Ásia, África, Europa, América Central e do Sul e do Oriente Médio. Em parceria exclusiva com a The Film Foundation, a MUBI disponibiliza 19 clássicos raros e recentemente restaurados do cinema internacional.

(Frame do filme Mur murs)

Voilà Varda

Não poderia ficar de fora dos destaques a impecável seleção de 22 produções da diretora francesa Agnès Varda. Pioneira da Nouvelle Vague, Varda produziu por mais de 60 anos, explorando formal e tematicamente a produção cinematográfica para chegar ao melhor retrato de uma imagem e de um espaço. A ampla seleção da MUBI procura dar conta de sua profícua filmografia, relembrando seus trabalhos mais emblemáticos, como Visages, Villages, Mur murs e Os Panteras Negras.


> Assine a Cult. A mais longeva revista de cultura do Brasil precisa de você. 

Deixe o seu comentário

TV Cult