Maternar
Lugar de Fala é o espaço dos leitores no site da Cult. Todo mês, artigos enviados por eles são publicados de acordo com um tema. O de outubro de 2021 é “maternidade”
Ainda hoje me emociono ao lembrar da sensação de tê-los em meus braços pela primeira vez… meus filhos nasceram e junto deles nasceram também tantos desafios e paradoxos da maternidade. A confusão de emoções e sentimentos que nos visitam dia a dia. Maternar é estar sem roteiro, na estação de trem! Um dia você pega o da extrema alegria, noutro você está de cabeça no das dificuldades. O do cansaço você pega várias vezes ao longo do dia. E tem viagens em madrugadas longas e de amor infinito. De noites frias e coração aquecido. Você pega o do choro, da dor, mas volta no do prazer, da vontade. Tem insegurança te acompanhando e tem riso também. Tem amor, quanto amor. Tem culpa. Quanto amor. Tem dúvida. Quanto amor. Tem exaustão. Quanto amor. Estar com meus filhos é estar viva. É pulsar mistura de emoções, todas elas… sentimentos, todos eles. É ter coragem para ser de verdade, humana. É chorar no banho e ser surpreendida por outro choro. É viver com dúvida sobre sua capacidade.
Aos meus amados filhos, perdoem-me por não ser o que imaginei ser. Mas estejam certos de que estou sendo o melhor que consigo. Sou a mãe que posso ser nessa estação! A vocês, todo o meu amor e toda minha verdade.
Isaura Miranda de Oliveira, 35, é bibliotecária
e mora em Goiânia, GO. É mãe do João e do Francisco.