Ingmar Bergman vs. Orson Welles

Ingmar Bergman vs. Orson Welles


Em entrevista à biógrafa Barbara Leaming, em 1983, o cineasta norte-americano Orson Welles dizia: “Há uma enorme quantidade de Bergman que eu preferia estar morto a ter que assistir”. Anos depois, em 2002, o diretor sueco Ingmar Bergman retrucava a um repórter do jornal Sydsvenskan: “Para mim, ele [Welles] é só uma piada. É vazio. Não é interessante. É morto”.

Os diretores rivais são tema de duas mostras de cinema no Rio de Janeiro neste mês: O Legado de Orson Welles, que traz 14 filmes, entre eles Cidadão Kane (1941) e o documentário É Tudo Verdade (1993), que retrata a passagem do diretor pelo Brasil em 1942; e Ingmar Bergman, que exibe 51 filmes, como O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957) e Gritos e Sussuros (1972).

A seguir, três especialistas escolhem qual é o seu favorito.

Eduardo Coutinho, cineasta
“Posso dizer que o Orson Welles, pela sua importância histórica no cinema, foi maior. Tudo nele era mentira: construía personagens que eram ele próprio e os fazia poderosos. Um dos meus filmes preferidos é A Marca da Maldade.”

Laís Bodanzky, cineasta
“O tempo passa e o cinema de Welles continua atual e enigmático. Fez da sua profissão um eterno questionamento da verdade. E, mesmo contratado para contribuir com a política americana de boa vizinhança, mostrou o verdadeiro Brasil por trás das bananas de Carmen Miranda e Zé Carioca, com seu inacabado É Tudo Verdade.”

Hermes Leal, diretor da Revista de Cinema

“Os dois são grandes. Bergman introduziu no cinema o sentido da vida por meio de personagens, de mundos internos, do medo da morte. E Welles foi um esteta, um modernista que introduziu no cinema o jogo cênico dos personagens com os planos cinematográficos.”

O Legado de Orson Welles
Onde: Caixa Cultural RJ – Av. Almirante Barroso, 25, Rio de Janeiro (RJ)
Quando: até 13/5
Quanto: até R$ 4
Info.: (21) 2544-4080, www.caixa.gov.br/caixacultural

Ingmar Bergman
Onde: CCBB-RJ – R. Primeiro de Março, 66, Rio de Janeiro (RJ)
Quando: 8/5 a 10/6
Quanto: até R$ 6
Info.: (21) 3808-2020

Deixe o seu comentário

Novembro

Artigos Relacionados

TV Cult