Festival de Curitiba

Festival de Curitiba

A 19ª edição do Festival de Curitiba promete despertar o interesse do público para musicais, espetáculos de circo, de dança e, claro, muito teatro, entre os dias 16 e 28 deste mês. “O evento é um mosaico, um panorama que tenta mostrar o que está sendo feito no teatro brasileiro”, explica o diretor Leandro Knopfholz.

Para a mostra, estão programados 26 espetáculos de todo o país, como o musical Oui, Oui… A França é Aqui – A Revista do Ano, que mostra a influência francesa no Rio de Janeiro do século 20. Já a peça As Meninas, inspirada na obra homônima de Lygia Fagundes Telles, retrata histórias de universitárias na época da ditadura militar.

Entre os clássicos da dramaturgia, está Macbeth, a tragédia mais curta de William Shakespeare. A trama trata da nobreza escocesa, que faz de tudo para alcançar e dominar o poder. O diretor do festival defende que “é importante ter grandes referências para atrair o público e mostrar que obras criadas há muito tempo sempre permanecem novas e vivas”.

O evento também traz a comédia canadense Dulcinea’s Lament, inspirada na personagem Dulcinea Del Toboso, do clássico O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes. Segundo Knopfholz, “esse espetáculo traz uma técnica muito simples, mas muito bem executada: é multimídia. A peça é importante porque o Brasil ainda está fora dessa questão de produção com elementos multimídia”.

Outra atração do festival é o Fringe, que em sua 13ª edição traz 374 espetáculos. Criado em 1998, o evento foi inspirado no Festival Internacional de Edimburgo (Escócia) de 1947. Naquele cenário, grupos artísticos que não conseguiram se apresentar na programação oficial fizeram um cronograma paralelo. Democrático por não passar por nenhuma curadoria, o Fringe traz artistas brasileiros, italianos, franceses e angolanos, “fazendo com que todos os envolvidos com teatro possam se encontrar e criar novas possibilidades artísticas”, conclui Knopfholz.

Festival de Teatro de Curitiba
Quando: de 16 a 28 de março
Quanto: Mostra inteira: R$ 45; Fringe: até R$ 45

Deixe o seu comentário

Novembro

Artigos Relacionados

TV Cult