especial A escola pública em impasse | Apresentação
(Arte: Revista CultFernando Saraiva)
Em razão da revogação temporária da reforma do ensino médio, e das consequentes polêmicas que ela vem causando na grande imprensa e na mídia em geral, a Cult conversou com seis docentes para ouvir o que eles pensam a respeito de um assunto sobre o qual dificilmente a categoria dos professores é chamada a opinar. Cada uma das pessoas ouvidas, além de estar ou de ter estado na sala de aula, é uma autoridade em sua área de atuação e um firme defensor da educação pública de qualidade.
O filósofo Silvio Carneiro escreveu o artigo “Vozes na escola e as reformas educacionais de silenciamento”. Os demais participantes deste especial – os filósofos Marilena Chaui e Vladimir Safatle, os sociólogos Helena Singer e Jessé Souza e o diretor de políticas e diretrizes da educação integral básica do MEC Alexsandro Santos – responderam a quatro perguntas cujos temas mostram a necessidade de conectarmos a educação ao projeto de país em que desejamos viver.
Como muitas das reflexões apresentadas por eles ultrapassaram as questões propostas, houvemos por bem aproveitar algumas delas aqui. Marilena Chaui enfatiza a ideia de que a educação é um direito dos cidadãos. “Não podemos pensá-la simplesmente como transmissão de conhecimentos ou como habilitação rápida de jovens que precisam entrar rapidamente num mercado de trabalho do qual serão expulsos em poucos anos, pois se tornam, em pouco tempo, jovens obsoletos e descartáveis; nem podemos tomá-la como adestramento para a obtenção de competências impostas pela ideologia da comp
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