dossiê | No rastro da angústia
(Fotomontagem: Fernando Saraiva/Revista Cult)
Pesquisas apontam aumento expressivo de doenças psicológicas durante a pandemia da Covid-19, o que criou uma espécie de “epidemia paralela” de angústia, ansiedade e síndromes depressivas. Cresceu o consumo de remédios psiquiátricos, e nunca foi tão intensa a procura por profissionais com formação em psicologia. No período de quarentena, as consultas passaram a ser on-line, difundindo uma prática até então pouco conhecida: a terapia a distância.
Não foram brandas as mudanças. O que acontece agora? O que é o “novo normal”? Neste dossiê, o psiquiatra Táki Cordás, os psicanalistas Christian Dunker e Ana Suy refletem sobre essas delicadas questões. Uma entrevista com o neurocientista Eduardo Schenberg completa o dossiê.
As ilustrações que acompanham os textos do dossiê são de Bryan Lewis Saunders, artista plástico estadunidense, formado em Artes pela Faculdade Estadual do East Tennessee em 1998. Começou a desenhar autorretratos em 1995 como forma de autoconhecimento, totalizando 10.400 obras. Iniciou a série Under the Influence (Sob influência) em 2001, uma coleção de 91 autorretratos feitos sob o efeito de diferentes drogas e bebidas alcoólicas. Em um período de 11 dias, o artista ingeriu 18 drogas para sua experimentação artística.
> Assine a Cult. A mais longeva revista de cultura do Brasil precisa de você.
Assine a Revista Cult e
tenha acesso a conteúdos exclusivos
Assinar »