Documentários britânicos da década de 1940 estão online e grátis
O British Council, organização responsável pela preservação cultural britânica, acaba de disponibilizar online e gratuitamente um acervo em seu site com mais de 120 curtas-metragens documentais da década de 1940.
Conservada há 30 anos nos arquivos do Instituto do Cinema Britânico, o acesso era restrito e as obras deixavam o arquivo apenas para serem exibidas em embaixadas, consulados e escolas britânicas.
Segundo Briony Hanson, diretora do órgão, estes curtas apresentam uma “perspectiva única sobre como a Grã-Bretanha quis retratar-se internacionalmente – um retrato que provavelmente era muito longe da verdade”.
“Estes filmes encorajam-nos a fazer perguntas oportunas sobre o que significa ser britânico”, completa Briony, segundo a rede BBC.
Os filmes apresentam um apanhado geral da situação britânica em 1940: como funcionava o sistema legal, os cuidados de saúde, o teatro, os jornais e o esporte, especialmente o futebol.
Entre os nomes em destaque estão Ken Annakin realizador de “Os gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras” (filme pelo qual foi nomeado para um Óscar em 1966), e o diretor de fotografia Jack Cardiff, que trabalhou com Michael Powell e Emeric Pressburger em “Quando os Sinos Dobram” (1947).