Desprezo pelas classes populares é tema de livro

Desprezo pelas classes populares é tema de livro

Recém-lançado, “Chavs”, do jornalista Owen Jones, explora o desprezo que grande parcela da sociedade britânica nutre pelas classes populares.

Empregado em diferentes países europeus, o termo “Chavs” sempre foi amplamente utilizado para desqualificar a origem e aparência da classe trabalhadora. Chavs: The demonization of the working class (“Chavs: A demonização da classe trabalhadora”, Verso Press,  2011), afirma que o mal-estar gerado na sociedade britânica tem maior impacto na população jovem.

A violência urbana e os saques que ocorreram em algumas cidades britânicas em 2011, afirma o autor, trouxe à tona para alguns comentaristas o tema “classes perigosas”, retomando uma mentalidade do início do século 19. À época, as populações urbanas mais pobres eram vistas como ameaça, e não como vítima em potencial de injustiças e desigualdades.

O autor ainda lembra que as empresas britânicas apresentam mais relações sociais hierárquicas que boa parte das demais empresas europeias.

Se a imagem de um Reino Unido tolerante e multicultural vem sido generalizada desde a década de 1990, Jones enfatiza a permanência de fortes diferenças sócioculturais no seu país.
“Chavs: The demonization of the working class”
Verso Press
256 págs.
£14.99 (aproximadamente R$ 43)

Deixe o seu comentário

Dezembro

Artigos Relacionados

TV Cult