Marx, Adorno, Deleuze, Bourdieu, Hannah Arendt, Foucault, Habermas, etc.
Como em todo janeiro, a CULT apresenta um dossiê especial mesclando textos inéditos com o que de melhor ela publicou ao longo de seus quase 15 anos de existência. Nesta edição, oito pesos pesados do pensamento alinham-se para compor o dossiê “Filosofia contra o Sistema”: Marx, Adorno, Deleuze, Bourdieu, Hannah Arendt, Zygmunt Bauman, Foucault e Habermas.
Sob diferentes enfoques teóricos –psicanálise, sociologia, economia, comunicação e, claro, filosofia – , eles centram fogo nas questões cruciais que vêm preocupando a humanidade de há muito: desigualdade social, massificação da arte e da cultura, Holocausto, esgarçamento das relações afetivas e também o declínio do espaço público.
Pouco tratados pelas grandes mídias ou, em alguns casos, vistos até com indiferença, esses temas são abordados por renomados professores e especialistas, como Newton Bignotto, da Universidade Federal de Minas Gerais, e Ricardo Musse, da Universidade de São Paulo.
Densos e imprescindíveis, os artigos desta edição oferecem aos leitores da CULT vasto material para reflexão numa época do ano em o país parece se imobilizar –mas não o pensamento.
(6) Comentários
Deixe o seu comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Brilhante ideia da CULT o presente Dossiê. Em tempos de ausência de reflexão, de trabalho do pensamento, é sempre bom lembrar este elenco de ilustres estudiosos. Parabéns, CULT!
abs
Sílvio Medeiros
Olá!
Faltaram:
Jesus martin-Barbero
Nestor Garcia Canclini
Boaventura de Sousa Santos
Marilena Chauí
Excelente contributo da revista Cult, a revista pra quem sente prazer em pensar. Por ser a filosofia um questionamento radical da e das realidades, todo filósofo, seja Platão ou Michel Foucault, qualquer um estão, sempre, na contramão do e dos sistemas estruturantes da socialidade em seus aspectos micro e macroorganizacional. Parabéns à Cult e já são 15 anos, que venham mais 30, embora até lá provavelmente eu já tenha sido devidameente cremado. Wilson Moreira, de Curitiba.
Seria interessante se a Cult fizesse uma matéria sobre Erich Fromm, um pensador tão profundo quanto Adorno, Deleuze, Bourdieu, Hannah Arendt, Foucault, Habermas, etc.
Seria interessante se a Cult publicasse uma reportagem sobre Erich Fromm, um pensador tão profundo quanto Adorno, Deleuze, Bourdieu, Hannah Arendt, Foucault, Habermas, etc.
Muito interessante a matéria