Revista Cult, União Brasileira de Escritores e Mulherio das Letras lançam edital para publicar livro inédito de autora negra

Revista Cult, União Brasileira de Escritores e Mulherio das Letras lançam edital para publicar livro inédito de autora negra

.

Em parceria com o coletivo norte-americano Cite Black Women, a Cult lançou em junho passado a campanha #CiteMulheresNegras – iniciativa que busca amplificar vozes frequentemente ignoradas no ambiente cultural brasileiro, seja em razão do racismo estrutural, seja do machismo.

Para Sueli Carneiro, as mulheres negras enfrentam ainda uma opressão que vem do campo simbólico. Segundo a pesquisadora, o projeto em curso no Brasil é o de uma hegemonia branca, que opera pela exclusão e a violência. O apagamento da vida e da obra dessas mulheres é uma agenda política desse projeto.

A Cult destinará parte da renda obtida pela venda das camisetas da campanha #CiteMulheresNegras à União Brasileira de Escritores (UBE), que, em parceria com o coletivo Mulherio das Letras, publicará o livro de uma escritora negra inédita. Como destaca Ricardo Ramos Filho, presidente da UBE, ter acesso a obras escritas por mulheres negras é compreender a fundo uma série de perversidades que foram cometidas: “Conhecendo suas narrativas, conseguiremos mudar um comportamento que sempre foi insensível e cruel. Ampliar o acesso a elas é combater a misoginia e o racismo. Com isso, obviamente, enriquecemos a literatura brasileira”. Segundo ele, ampliar o campo de referência de um padrão literário historicamente construído por privilégios e deslocá-lo para outros centros de irradiação é “desejo, sonho, obrigação de quem anseia por uma nação mais inclusiva e solidária”.

A escritora Vanessa Guarani Ratton, articuladora do Mulherio das Letras e diretora da UBE, enfatiza a urgência de fazer coro às vozes de mulheres negras. Segundo ela, “é necessário ouvir as histórias de outros pontos de vista, que não só da sociedade formada por homens brancos, héteros, de classe média alta”.

As interessadas em participar do concurso literário deverão atender às regras que constam no edital e enviar os originais, com mínimo de 60 e máximo de 200 páginas, em formato PDF para o e-mail: concursoliterario@revistacult.com.br

Os originais (inscritos nas categorias de poesia, conto, romance, literatura infantil ou literatura juvenil) serão analisados por uma comissão julgadora composta por um crítico literário, um professor de língua ou literatura e um profissional destacado no meio literário ou no mercado editorial. Clique aqui para consultar o regulamento.

Deixe o seu comentário

Novembro

Artigos Relacionados

TV Cult