Ângulo Pátrio

Ângulo Pátrio

Com filmes que vão da chanchada, como sua estreia Rico Ri à Toa (1957), a dramas políticos, como Pra Frente, Brasil (1982), pioneiro ao tratar abertamente da ditadura militar, o cineasta Roberto Farias cravou seu lugar na história do cinema brasileiro – na frente e atrás das câmeras.

Se com o primeiro de seus 13 longa–metragens Farias conquistou o público, com o terceiro, Cidade Ameaçada (1960), indicado à Palma de Ouro, conquistou a crítica.

Em sua filmografia está ainda Assalto ao Trem Pagador (1962), considerada uma das obras fundadoras do Cinema Novo, e a trilogia de filmes estrelados pelo cantor Roberto Carlos entre 1968 e 1971.

Além disso, dirigiu projetos televisivos como Brava Gente, Memorial de Maria Moura e Você Decide, exibidos na TV Globo. Seu novo longa, ainda sem previsão de estreia, é Entre o Céu e a Terra, que narra a história de um menino apaixonado por aviação.

Top 5 Cenas, na opinião do diretor

1. Roberto Carlos em Ritmo de Aventura (1968) – passagem de helicóptero por dentro de um túnel no Rio de Janeiro, uma vez como câmera e outra como dublê do cantor

“Eu sentia que estava fazendo algo que ninguém havia feito até então. Algo que seria comentado através dos anos, porque surpreenderia os mais céticos. E foi o que aconteceu: essas imagens correm o mundo”.

2. O Assalto ao Trem Pagador (1962)– cena clímax do filme, em que o personagem Grilo Peru, interpretado por Farias, é morto a tiros ao expor seu preconceito

“Achei, naquele momento, que estava filmando uma cena que iria ser lembrada para sempre. Não há quem tenha assistido ao filme que não se refira a esta cena. Esta é uma sensação que o diretor percebe num arrepio, no momento em que a cena é criada”.

3. Selva Trágica (1963) – plano sequência em que um mateiro levanta 200 kg de erva mate nas costas

“Escolho esta pelo inusitado da ação. Fiz questão de deixar claro que não era ficção. Eu estava registrando algo jamais registrado: um homem franzino levantando 200 kg de folhas de mate nas costas”.

4. Cidade Ameaçada (1960) – prisão de seu personagem Passarinho, sob intensa chuva artificial

“A plástica da cena, a chuva, o enquadramento; tudo me enchia de satisfação, porque eu sentia estar colocando no fotograma uma forte emoção”.

5. Rico Ri à Toa (1957) – primeira cena que filmou na vida, um ensaio de escola de samba

“Bem, esta acho que não precisa de explicação. Tenho a impressão que todo diretor, estreante ou veterano, lembrase da primeira cena que filmou numa produção profissional”.

 Os Múltiplos Lugares de Roberto Farias
Onde: CCBB-RJ – R. Primeiro de Março, 66, Rio de Janeiro (RJ)
Quando: 7 a 26/8
Quanto: R$ 3 (meia-entrada) e 6, passe válido para todos os filmes
Info.: (21) 3808-2020

Deixe o seu comentário

Novembro

Artigos Relacionados

TV Cult