A primeira Mona Lisa
O Museu do Prado, em Madri, anunciou nesta quarta a descoberta da primeira reprodução do famoso quadro de Leonardo da Vinci, Mona Lisa (1503 – 1507), que teria sido pintada por um dos pupilos preferidos do pintor, Andrea Salai (amante de Leonardo) ou Francesco Melzi.
Segundo o jornal inglês The Art Newspaper, o quadro teria sido pintado lado a lado com da Vinci, e desta forma pode ser considerado a cópia mais antiga de todas de Mona Lisa. Seu mau estado de conservação, por estar há muitos anos guardado nos armazéns do museu espanhol, escondiam os verdadeiros traços da pintura, razão pela qual o Prado nunca deu especial importância, considerando-o apenas mais uma cópia banal da obra-prima de Leonardo da Vinci, exposta em Paris, no Museu do Louvre.
A grande descoberta aconteceu depois de uma grande intervenção de restauro e estudo da obra, que recuperou os traços e as cores originais.
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MONA LISA EM TEMPO – A obra “La Gioconda”, de Leonardo da Vinci é um grande enigma na arte até hoje, devido ao sorriso “enigmático” da retratada. Muitas histórias já correram o mundo sobre este quadro, que até se transformou em ícone pop na mão de jovens criadores. Uma das histórias diz que se colocarmos um espelho dupla face no rosto dela (em uma reprodução), veremos de um lado a seriedade do seu rosto, no outro o sorriso delicado, o que levou a sugestão de que ela teria paralisa de um dos lados da face. Ou fora charme feminino. A técnica do “sfumato” dificulta a apreciação mais acurada, levando-se em conta a genialidade do mestre, tudo é possível. Na cópia vemos o rosto mais jovem, de cabelos ondulados de leve, mas a partir dela pode-se traçar determinado caminho que levo da Vinci ao seu produto final. O processo criador estudado, mesmo através da cópia de um pupilo, tem muito a dizer sobre a inventividade do seu criador, o rumo seguido, seus métodos. Esperemos que os estudiosos debrucem sobre o achado e descubram mais a grandeza do gênio da Vinci.