Cult indica Kendrick Lamar e mais
Nesta seção, a equipe da Cult indica o que viu, ouviu e leu durante a semana e o que vale a pena divulgar nas redes sociais. A ideia é contar um pouco sobre o que estamos gostando para vocês.
Podcast – Discoteca básica, por Ricardo Alexandre
Os álbuns que mudaram a história da música são dissecados em um trabalho minucioso do jornalista Ricardo Alexandre. Com o apoio de 162 especialistas, o podcast acaba de fazer um ranking com os 500 maiores discos brasileiros de todos os tempos.
Abaixo, ouça o episódio sobre o álbum “Clube da Esquina” (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges, eleito o disco brasileiro mais importante de todos os tempos. Ricardo Alexandre conta com os comentários do vocalista do Skank, Samuel Rosa.
Podcast – História preta – Episódio Cisne Negro
Thiago André era praça da Marinha do Brasil quando criou o podcast. Nesta nova temporada, o podcast aborda a trajetória do marinheiro negro João Cândido, líder da Revolta da Chibata (1910), um dos maiores episódios de rebeldia da história das Forças Armadas.
Álbum – Mr. Morale & The Big Steppers, Kendrick Lamar
O novo trabalho do rapper tem elementos de jazz, blues, arranjos orquestrais e graves modernos, criando uma excelente mistura entre pontos já conhecidos de sua criatividade musical e boas pitadas de sons contemporâneos. O álbum aborda temas como infância, traumas, infidelidade, terapia, religião, identidade de gênero, paternidade, pandemia, mentiras, pressões da fama e cultura de cancelamento. Ouça aqui.
Série – The Offer (Paramount)
Mostra os bastidores do filme O poderoso chefão. Além de revelar mil curiosidades sobre as dificuldades (e delícias) da produção, podemos ver encenações ótimas de atores vivendo personalidades icônicas de Francis Ford Coppola, Marlon Brando e Al Pacino. A série, dividida em 10 episódios, é um programa delicioso tanto para quem gosta de O poderoso chefão (quem não?), como para quem se interessa pelos bastidores da indústria do cinema.
Livro – Gótico Nordestino, de Cristhiano Aguiar. Editora Alfaguara
O terror psicológico e às vezes sobrenatural está presente nestes nove contos, ambientados em diferentes regiões e épocas do nordeste brasileiro. Lançado no começo de 2022, o fantasma da pandemia da Covid-19 aparece em vários textos, mesmo que sutilmente, como na história da cidade cujas ruas são invadidas por misteriosas onças, que obrigam os moradores a ficarem trancados em casa com as luzes acesas.
Livro- Heliogabalo ou O anarquista coroado, de Antonin Artaud
Adaptação teatral de Zé Celso da prosa artaudiana, que aborda a vida do imperador romano Heliogabalo. Dividida em três partes, a “Tragicomédiorgya Musical” recria o original de Artaud com os tons e a linguagem brasileira, característica do teat(r)o da crueldade praticado há décadas na rua Jaceguai. O texto é um esboço do que o Oficina pretende encenar ainda esse ano. Evoé!