Em 21º edição, Satyrianas traz mais de 400 atrações online
Grupos Os Satyros, organizadores do Festival Satyrianas, na montagem do espetáculo 'Cabaret Fucô' (Foto: Divulgação)
[Festival] Satyrianas
A partir da próxima quinta (3) até 6/11 acontece a 21º edição do festival de teatro Satyrianas. Com mais de 400 atrações em 78 horas ininterruptas de programação, o evento reúne, além de espetáculos teatrais, cinema, dança, literatura, performances, música, fotografia e contação de histórias. No ano em que comemora duas décadas de ocupação da Praça Roosevelt, o Satyros promove o tradicional festival de maneira online. Todas as atrações são gratuitas. Veja a programação completa no site do festival.
[Bate-papo] UNIDAS: Mulheres em Diálogos
Neste sábado (28), às 13h30, Giovanna Heliodoro e Valdecir Nascimento (Brasil), Nikita Dhawan(Alemanha) e Maja Bogojević (Alemanha) discutem interseccionalidade e direitos da mulher. Às 14h45, Tamikuã Txihi e Keila Simpson (Brasil), Ronya Othmann e Meşale Tolu (Alemanha) conversam sobre violência contra as mulheres e prevenção de crises. As lives fazem parte do ciclo UNIDAS: Mulheres em Diálogos, organizado pelo Goethe-Institut e pelo Ministério Alemão das Relações Exteriores. Transmissão pelo Youtube.
[Cinema] Cinecipó
A partir de segunda (30) até 28/12, o festival de cinema insurgente Cinecipó exibe mais de 60 produções entre longas e curtas ficcionais e documentais. garantindo também uma programação infantil. Na programação, destacam-se títulos como Esperança 1770 (Carmen Kemoly), A morte branca do feiticeiro negro (Rodrigo Ribeiro), Nas giras do vento (César Guimarães, Pedro Aspahan) e Bonde (Asaph Luccas). Veja a programação completa no site do festival.
[Debate] Política e literatura infantil: existe livro neutro?
Na quarta (2), às 19h, o escritor Ignácio de Loyola Brandão, a psicanalista Flávia Bonfim e o escritor e ilustrador Ricardo Azevedo falam sobre política em livros infantis, refletindo sobre a possibilidade de imparcialidade e neutralidade em obras literárias para crianças. A conversa faz parte do Clube Quindim e dá continuidade ao Festival Literário Quindim Online. Transmissão pelo Facebook e Youtube do Clube Quindim.
[Teatro] Inhai – Coisa de viado
Na quarta (2), às 20h30, o Coletivo Inominável em parceria com a Casa 1 apresenta o espetáculo Inhaí – Coisa de viado, que reflete sobre a violência histórica contra homossexuais enquanto a celebra a viadagem. Com dramaturgia de Fernando Pivotto e Cezar Zabell, parte da homofobia dos jesuítas no processo de colonização do Brasil e chega até as notícias recentes de conquistas de direitos da comunidade LGBT. Transmissão pelo Facebook da Casa 1.
[Festival] Brasil Cena Aberta Ato 2020
A partir da próxima quarta (2) até o dia 4/12 o festival online traz espetáculos de teatro e dança, encontros entre artistas e curadores internacionais, bate-papos, workshops, apresentação de novos projetos e técnicos de palco e coxia. Veja a programação completa no site do festival.