Harvard sugere boicote a revistas acadêmicas

Harvard sugere boicote a revistas acadêmicas

Devido ao alto custo das assinaturas de revistas acadêmicas, a Universidade Harvard vem incentivando seus professores a publicar suas pesquisas gratuitamente em veículos de livre acesso, afirma o jornal The Guardian.

Um memorando da instituição, destinado a professores e funcionários, alertou que ela não poderia mais arcar com os custos de muitos dos grandes jornais. Segundo consta no memorando, as grandes editoras criaram uma “situação insustentável” para a universidade, tornando a interação acadêmica “fisicamente insustentável” e “academicamente restritiva”.

O preço para consultas de artigos disponíveis online em duas das maiores editoras cresceu 145% num período de seis anos, diz o conselho docente de Harvard.

Mais de 10.000 acadêmicos se juntaram ao boicote da Elsevier, uma das maiores editoras holandesas, em protesto aos seus preços e políticas de acesso.

Robert Darnton, diretor da biblioteca de Harvard e um dos convidados do 4o. Congresso Internacional CULT de Jornalismo Cultural, afirma: “O sistema é um absurdo e infringe terríveis danos às bibliotecas. A assinatura de um ano do The Journal of Comparative Neurology custa o mesmo que 300 monografias. Nós simplesmente não podemos continuar pagando o aumento de preço da assinatura. A longo prazo, a solução será a publicação online com acesso livre, mas precisamos de um esforço concentrado para alcançar esse objetivo”.

Espera-se que essa iniciativa atinja outras universidades americanas.

(4) Comentários

  1. Faz muito bem, Harvard!!!!Ciencia não deve ter restrições, fronteiras……é um patrimonio da humanidade que não deve ser manipulada por interesse economicos mesquinhos…..pelo livre acesso a informação!!!!!
    PS: A Springer-Verlag alemã não é diferente da elsevier!!!!!
    É até pior raramente tem alguma revista com artigos free!!!!!

  2. Ocupai os espaços digitais para compartilhar o Conhecimento Científico, Srs. Pesquisadores-Cientistas!

  3. No Brasil temos o Scielo, com periódicos gratuítos para pesquisa e para submissão. Estamos a frente deles… hehe

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult