Olafur em SP

Olafur em SP

A criação de um sol artificial na Tate Modern em Londres (foto) foi uma das instalações que tornaram o dinamarquês Olafur Eliasson mundialmente conhecido.

Pela primeira vez o artista expõe no Brasil, na mostra Seu Corpo da Obra, desenvolvida especialmente para a cidade de São Paulo. “Algumas obras já foram vistas em outras mostras do artista, mas todas foram adaptadas para fortalecer o diálogo com o contexto do lugar”, explica o curador, Jochen Volz, por e-mail, à CULT.

“Os trabalhos dele questionam nossa forma de compreender o mundo, entender escalas e distâncias, nos orientar na natureza e no ambiente urbano”, ressalta Volz. A mostra faz parte do Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, e “Olafur foi escolhido por ser um artista sem limitações de linguagem”, segundo Solange Farkas, uma das criadoras do evento com o fotógrafo (e sogro) Thomaz Farkas, falecido neste ano.

A 17ª edição do festival conta também com a mostra Panoramas do Sul, com obras de artistas do Brasil, Líbano, Polônia, Israel, Marrocos, Bolívia, Croácia, Zimbábue, Rússia, África do Sul e Coreia do Sul, entre outros: “Decidimos privilegiar a produção de regiões que têm pouca entrada no circuito, concentrado na Europa e Estados Unidos”, diz a curadora.

Onde: Sesc Belenzinho, Sesc Pompeia e Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo (SP)
Quando: 30/9 a 29/1
Quanto: gratuito nas unidades do Sesc-SP, R$ 6 na Pinacoteca
Info.: (11) 3645-0516, www.videobrasil.org.br 

Deixe o seu comentário

Novembro

Artigos Relacionados

TV Cult