Sem resposta para escolher

Sem resposta para escolher
(Foto: Arte Revista Cult)

 

Lugar de fala é o espaço dos leitores no site da Cult. Todo mês, artigos enviados por eles são publicados de acordo com um tema. O de novembro de 2020 é “eleições”.


Não me pergunte em quem vou votar. Vai se frustrar ao descobrir que não penso igual a você.

“Mas como assim? Como ele pode votar em candidatos diametralmente opostos aos que eu escolhi? Eu estou tão certo de meus votos, como ele pode ser tão diferente? Achava que ele era boa pessoa…”

Para não ter esse dissabor, não pergunte. Viva na ilusão de que os candidatos “do bem” que você escolheu sejam isso mesmo e que as pessoas, só porque frequentam os mesmos espaços literários, culturais, educacionais e esportivos, deveriam ter a mesma posição política e ideológica. Você nunca pensou que esses candidatos na verdade causam enorme mal ao país, somente pelo fato de que o país que você conhece não é o da maioria das pessoas porque você não é maioria? Você é um indivíduo.

Sua bolha se resume a seus amigos, familiares e aos grupos de WhatsApp que bombardeiam uma enormidade de mensagens que só podem estar certas, não é mesmo? Várias frases de efeito são apresentadas a cada circunstância eleitoral e a que mais reflete a do momento é “a mentira venceu a realidade”.

Então, vote e não pergunte. Continuaremos a postar amenidades, falaremos das flores e do vento, dos livros lidos, trocaremos receitas de pratos deliciosos e poderemos até divergir quanto ao time escalado para o campeonato. O país seguirá com suas mazelas históricas. Ficarão as angústias da inércia social porque, ainda que indelicadas, até temos perguntas políticas. Não temos respostas.

 

Adilson Roberto Gonçalves é pesquisador
da Unesp, membro do Instituto Histórico,
Geográfico e Genealógico de Campinas e
da Academia Campineira de Letras e Artes,
autor de “Transformações na terra das goiabeiras”

Deixe o seu comentário

TV Cult