Quanto tempo o tempo tem?

Quanto tempo o tempo tem?
(Foto: Benjamin Sow/Unsplash)

 

Lugar de Fala é o espaço dos leitores no site da Cult. Todo mês, artigos enviados por eles são publicados de acordo com um tema. O de julho de 2020 é “tempo”


“O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem.”

Sou capturada pelo story de trava línguas. Uma amiga brinca com os dois filhos pequenos. Alívio. Respiro em meio a um carrossel de notificações de lives.

“O tempo respondeu ao tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem. É muito difícil !!!”

O mais novo se diverte.

É muito difícil mesmo. Penso comigo (como se estivesse falando com ele). Logo me distraio. O smartphone vibra. Chegam mensagens instantâneas. Tento não olhar agora. Não consigo. Alguém parece pedir ajuda. Melhor checar. Estamos no meio de uma pandemia. Respiro fundo. Volto à vida (normal?). Entro numa rede social. Desço a linha do tempo e vou perdendo o meu tempo com notícias falsas, verdadeiras, tristes, zombeteiras, corriqueiras desses meses a fio. Preciso dar um basta. Senti que venci uma etapa. E que o meu tempo não foi em vão. Porque assim gira a economia da atenção. Sorrateiramente rouba o nosso tempo. Se o nosso tempo fosse pago seria trabalho. Só que não. Nosso tempo tão precioso. Mesmo quando ocioso. E alguém aí está podendo se dar ao luxo de um ócio criativo? Meses a fio em casa e… nada. Se tempo é dinheiro e sequestram o nosso tempo, qual seria o resgate? Liberdade? Liberdade de pensamento, comportamento, temperamento? Todo golpe usa uma isca. Para pescar a nossa atenção… medo, ódio, opressão? Assim se perde uma nação. É muito difícil mesmo.

Em tempo…

“O tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu ao tempo que não tem tempo pra dizer ao tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”

Liliane Tie, 44, de São Paulo

 

Deixe o seu comentário

TV Cult