Não seremos os mesmos

Não seremos os mesmos
(Reprodução)


Lugar de Fala é o espaço dos leitores no site da Cult. Todo mês, artigos enviados por eles são publicados de acordo com um tema. O de abril de 2020 é “quarentena”


“Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou…”

Essa citação do filósofo Heráclito de Éfeso me faz refletir sobre como nós, seres humanos, vamos viver em sociedade após esse período de quarentena. Tem sido dias bem difíceis e de muitas incertezas, infelizmente além da questão sanitária que vivemos, ainda precisamos lidar com os discursos irresponsáveis do presidente.

Moro no subúrbio do Rio de Janeiro, no bairro onde o presidente atual teve mais votos, pois uma significativa parte da população desse bairro é formada por militares da ativa e aposentados. A situação aqui é desesperadora, não existe quarentena. E todos muito pautados pelos discursos do presidente.

Chega ser desesperador ir ao mercado ou farmácia, pois a rotina no bairro se mantém a mesma de sempre. Muitas pessoas nas ruas, incluindo muitas crianças e idosos.

Será que as pessoas vão precisar pagar com a própria vida para entenderem que esse sistema capitalista e genocida não se importa com as suas vidas? Será que depois de tudo o que estamos passando e ainda vamos passar vamos ter ainda um povo cego a uma liderança que nos direciona ao caos?

São perguntas que me sondam todos os dias. Às vezes evito pensar, pois a saúde mental está a beira de um colapso.

Entramos nesse rio de Heráclito, agora estamos nesse processo de modificação. Alguns cientes durante esse processo, outros ainda dormentes a tudo o que ocorre. Tem dias bons e ruins, mas uma coisa é certa: não seremos mais o mesmos depois que sairmos desse rio.

 

Diego Mesquita, 30, é criador do perfil @pretasbixas no Instagram, fotógrafo e morador do subúrbio do Rio de Janeiro

 

Deixe o seu comentário

TV Cult