Por que estou de luto?

Por que estou de luto?

 

Lugar de Fala é o espaço dos leitores no site da Cult. Todo mês, artigos enviados por eles são publicados de acordo com um tema. O de março de 2021 é “luto”


Estou de luto pelos sonhos que não pude realizar? Pelo sentimento de esperança que me deixou o peito e parece não achar o seu caminho de volta? Pela confiança de que tenho a vida inteira pela frente, abalada pelo medo?

Tudo mudou. Já não tenho mais confiança na vida longa, já não sinto mais esperança e os sonhos estão guardados em algum canto da alma, protegidos.

Não estou de luto por amigos e parentes que se foram, pois tive a sorte de não perder ninguém, ainda, nessa pandemia.

Mas estou de luto por milhares de pessoas que nos deixaram. Estou de luto por todos aqueles que perderam os seus.

É tanto luto! São tantos os motivos.

De relance, não me reconheço mais. Então, acho que também estou de luto pela pessoa que fui e já não sou. Que me foi arrancada a força. Hoje, no seu lugar, uma amálgama de emoções confusas, planos desfeitos e o permanente sentimento de tristeza.

Também estou de luto pelas pessoas que não reconheço mais. Todos mudamos e um dia se fará necessário o reencontro de pessoas que já não são as mesmas. Como haveriam de ser? Cada uma, atravessada por seus lutos, mudou.

E com o tempo, talvez, a gente consiga achar o caminho de volta para quem um dia fomos. Mas temo que esse caminho já foi apagado. Não há para onde ir senão em frente, rumo ao desconhecido.

Quem seremos? Não sei.

Com sorte, iremos renascer e acredito que será preciso reaprender a viver. Mas será a sorte que vai determinar os novos caminhos?

Prefiro acreditar que seremos nós. Aqui. Agora. E Logo ali.

 

Isadora Talamoni, 30, é estudante de
psicologia, apaixonada por literatura e pela vida

 

 

Deixe o seu comentário

TV Cult