Para todo mal há cura

Para todo mal há cura

 

Lugar de Fala é o espaço dos leitores no site da Cult. Todo mês, artigos enviados por eles são publicados de acordo com um tema. O de abril de 2021 é “cura”


Existem diversos males que assolam o mundo. Voltando o olhar para o nosso país, o mais grave é a crise que se instalou por aqui. Mas de qual crise se fala, já que existem diversas? O pior mal é a falta de conhecimento. Porque para todo mal há cura. Se existe conhecimento, existe poder. Se existe ciência, existe cura. Se existe pesquisa, existe esperança de dias melhores no futuro. E aqueles, contudo, que não têm acesso ao conhecimento?

Outra crise que vem do passado. Porque se existe um governante no poder, que governa somente para a sua família, e não fazemos nada, existe um mal ainda pior: uma crise de identidade e valores. Porque para defender uma sociedade é preciso entender que inicialmente vivemos coletivamente em uma casa. E as atividades domésticas precisam ser feitas com a colaboração de todos.

Quero crer no futuro. Não feito somente por jovens como pregam, mas por todos nós. Porque o país é feito de gente: corajosa, empreendedora, batalhadora. E o futuro começa hoje, bem como a leitura de um livro. Sempre acreditei que para todo mal há a cura. Tão esperada por essa gente gigante que abraça oportunidades e lamentos todos os dias. Estamos tão em crise que se parar para pensar, muitos não estão vivendo, apenas sobrevivendo. Da forma como podem.

E o mais interessante, sem focar no agravante de quem não têm conhecimento, é o acesso que muitos têm a ele, e não fazem nenhuma questão de buscar entender, pesquisar o que foi dito ou lido. Simplesmente ignoram a realidade, vivem em bolhas e nadam em fake news. Devemos procurar entender o que é a ciência, respeitá-la e combater todo tipo de enganação, principalmente sobre tratamentos precoces contra a Covid-19. O que importa é a vacina sim, a vacina já!

 

Caroline Santana, 37, é jornalista especialista
em Assessoria de Comunicação e Marketing.
Mora atualmente em Goiânia, Goiás.

 

Deixe o seu comentário

TV Cult