Notícias do II Congresso de Jornalismo Cultural

Notícias do II Congresso de Jornalismo Cultural

A realização do II Congresso de Jornalismo Cultural está dando muito, muito trabalho. É assim mesmo, as coisas só acontecem com empenho, dedicação, esforço e compromisso. Todos os dias tem uma novidade – às vezes boa, outras, nem tanto – e a gente continua.

A boa notícia do dia foi a confirmação da jornalista alemã Julia Encke. O Instituto Goethe fez uma pesquisa, avaliou que ela tem o perfil do congresso, e a convidou. Isso demorou um pouco, a equipe do Goethe é muito competente e não faz nada sem uma análise bem apurada. Julia mora em Berlim e desde julho de 2005 integra a redação do caderno de cultura do jornal diário Frankfurter Allgemeine, onde escreve críticas literárias. É uma jornalista de 39 anos e o caderno cultural se chama Feuileton. É claro que o congresso oferece tradução simultânea. Alemão é uma língua maravilhosa, mas nem todo mundo domina.

Ao todo, o congresso traz ao Brasil sete jornalistas estrangeiros sendo que a maioria vem ao país pela primeira vez. É o caso do norte americano Eric Lax, biógrafo e autor de Conversas com Woody Allen; do francês Hervé Aubron, editor da revista Magazine Littéraire, entre outros. Estamos programando um encontro de boas vindas no restaurante Mestiço, em São Paulo, e vamos levá-los às boas livrarias, museus e galerias da cidade. Queremos mostrar a São Paulo que nos enche de orgulho.

Aliás, já recebemos muitas inscrições vindas de outros estados: Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia… e cidades do interior de São Paulo: Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, Araçatuba etc.

É uma festa. Uma confraternização cultural. O auditório do TUCA é grande , perfeito, muito bem administrado. Tudo vai dar certo.

A festa acontece de 3 a 6 de maio.

(1) Comentário

  1. CONFRATERNIZAÇÃO CULTURAL? COM O VALOR DA INSCRIÇÃO ESTE CONGRESSO SERÁ UMA CONFRATERNIZAÇÃO ELITISTA. A CULTURA PARA POUCOS. UMA PENA!!

Deixe o seu comentário

TV Cult