Movimento pela Libertação das Mães – Manifesto Breve de um Movimento Sutil

Movimento pela Libertação das Mães – Manifesto Breve de um Movimento Sutil

Minha filha esta semana me perguntou: “mãe, o que vamos fazer no dia das Mães?” e eu respondi: um “Movimento pela Libertação das Mães”. Parece brincadeira, mas para muitas mulheres isso pode ser um fardo bem pesado e cheio de culpa, daí que me pareça importante marcar o dia com este “manifesto breve de um movimento sutil”.

1 – Tendo em vista que a maternidade é um mito, o MLM deseja seu esclarecimento e desconstrução.

2 – Tendo em vista que o senso comum une acriticamente a capacidade biológica e a competênca cultural  para a maternidade, o MLM deseja que a maternidade seja vista em sua dimensão coletiva que envolve a família e a sociedade inteira.

3 – Em outras palavras, o MLM espera que a relação entre a capacidade de parir e a potência da “maternagem” seja questionada para mostrar que um pai pode ser mãe e uma mãe biológica pode não desejar ou não poder ser mãe.

4 – Para o MLM, as mulheres  que não querem ou não podem ser mães não devem ser culpadas por isso.

5 – Para o MLM, as mulheres que querem ou podem ser mães não devem ser culpadas pelo destino de seus filhos.

6 – Para o MLM, as mulheres precisam ter o direito de gestar e não gestar e serem respeitadas em seu desejo.

7 – O MLM deseja que as mulheres de todas as classes sociais – econômicas e culturais – tenham os mesmos direitos.

8 – O MLM é um movimento sutil que pretende integrar-se às estruturas profundas da sociedade promovendo mudanças necessárias na intenção do direito à felicidade para todos os que nasceram neste mundo injusto.

9 – O MLM espera o apoio dos filhos.

(1) Comentário

  1. Muito boa a idéia. Não me tornei mãe ainda por medo de adicionar mais uma pressão ao fato de ser mulher, ainda ter que ser mãe, isto porque parece que para a sociedade ser mãe é sinônimo de se tornar apêndice do filho. Gostaria de saber sobre sua experiência como mãe.

Deixe o seu comentário

Setembro

TV Cult