Filosofia Brincante – Dia Nacional do Livro Infantil

Filosofia Brincante – Dia Nacional do Livro Infantil

Filosofia Brincante é o meu livro de filosofia com crianças, como diz um amigo meu chamado Sérgio Sardi e que entende muito do assunto. Foi um prazer escrevê-lo e desenhá-lo junto com o Fernando Chuí – que é professor de desenho – que trabalhou comigo criando as imagens e ajudando a achar o texto mais verdadeiro para ser lido juntos com os desenhos.

Não dá pra dizer que eu escrevi sozinha, nem que ele desenhou sozinho. Foi mesmo uma parceria “grafofilosófica” interessantíssima. Acho que conseguimos mostrar imagens-conceitos e conceitos-imagens para as crianças que já sabem que pensar é muito divertido.

Assim como eu, crianças adoram esse livro. Muitos adultos me disseram que tinham comprado para eles mesmos lerem. Quer dizer, nem todo mundo esqueceu que pensar filosoficamente é um prazer imenso. Nós sabemos que a leitura constrói a subjetividade das pessoas. Que somos diferentes, que somos o que somos, porque lemos isso ou aquilo. Um livro nunca é só algo que se lê, é algo que se vive.

Filosofia Brincante foi publicado em 2010 pelo selo Galerinha da Editora Record e teve duas edições, além de ter sido indicado ao Jabuti na categoria “Livro infanto-juvenil” em 2011.

Deixe o seu comentário

Setembro

TV Cult