Em SP, eventos gratuitos marcam os 40 anos de morte de Clarice Lispector

Em SP, eventos gratuitos marcam os 40 anos de morte de Clarice Lispector Clarice Lispector em Berna, Suíça (Foto Acervo Paulo Gurgel Valente)

 

Em dezembro, completam-se 40 anos da morte de Clarice Lispector (1920-1977), uma das maiores autoras da literatura brasileira. Para marcar a ocasião, o IV Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da Universidade de São Paulo prestará homenagem à escritora entre os dias 22 e 24 de novembro, no Centro Universitário Maria Antonia/USP. Batizado de Clarice Lispector: os mistérios da estrela, o evento tratará de investigar, recuperar e debater a obra de Clarice em seus variados aspectos.

O encontro, realizado em parceria com a CULT, terá mesas de debate, um sarau, uma leitura interpretativa do conto Quase de verdade (1978) e, ainda, discussões sobre as facetas menos comentadas da autora: sua época de jornalista e sua relação com o universo infantil. Haverá também exibições de filmes baseados no curta-metragem Ruído de passos (1995), inspirado no conto homônimo, e o longa A hora da estrela (1985) – adaptação do romance que em 2017 também completa 40 anos.

O ponto alto do evento serão as mesas de debates com temas como o insólito em Clarice, vida e obra da escritora, a relação entre o cinema e seus escritos e, por fim, sua passagem pelo jornalismo. Entre os debatedores, estão os professores Yudith Rosenbaum e Arnaldo Franco Jr, que analisam o insólito em Clarice; a professora Nádia Battella Gotlib, autora da biografia Clarice: uma vida que se conta (1995), e as professoras Vilma Arêas, Berta Waldman e Aparecida Maria Nunes, que tratam da Clarice jornalista.

Já a relação da autora com o cinema fica por conta das cineastas Suzana Amaral e Denise Gonçalves junto às professoras Fabiana Buitor Carelli e Helena Bonito Pereira.

O evento e todas as suas programações são gratuitos, mas é necessário inscrever-se pelo site do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa da USP. Além das atividades sobre Clarice Lispector, está em cartaz no Complexo Cultural Maria Antônia a exposição gratuita e livre Cult 20 anos – para ver como são as coisas, que marca o aniversário de duas décadas da revista reunindo suas 20 capas mais marcantes.

O mistério de Clarice

Nos dias 1 e 2 de dezembro, outro evento sobre a autora acontece em São Paulo: Que mistério tem Clarice?, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O encontro, também gratuito, tratará da obra de Clarice de forma mais abrangente e do livro A hora da estrela.

Na programação, o primeiro dia deve contar com uma mesa sobre os escritos de Clarice com a presença da professora Vilma Areas e da tradutora Alison Entrekin. Já no sábado (2) está prevista a exibição do filme A hora da estrela seguida de um debate com a diretora. A entrada nos dois dias do evento é gratuita e não requer inscrição prévia – a retirada de ingressos acontecerá uma hora antes das aberturas das atividades.


Clarice Lispector – Os mistérios da estrela
Onde:
  Centro Universitário Maria Antonia/USP, rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Quando: 22/11 (das 14h30 às 20h), 23/11 (das 10h às 18h30) e 24/11 (das 10h às 18h)
Quanto: grátis (inscrição necessária)

Que mistério tem Clarice?
Onde:
Centro Cultural São Paulo, rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Quando: 01/12 e 02/21, às 19h30
Quanto: grátis

Deixe o seu comentário

TV Cult