DEZ TESES PARA PENSAR SOBRE A EDUCAÇÃO E A PROFISSÃO DE ENSINAR NO DIA DOS PROFESSORES

DEZ TESES PARA PENSAR SOBRE A EDUCAÇÃO E A PROFISSÃO DE ENSINAR NO DIA DOS PROFESSORES
Cena de The Wall contra o anúncio abaixo

1 – Hoje, 15 de outubro, é dia dos professores. Bom lembrar dos professores gaúchos maltratados pelo governo de Tarso Genro e de todos os professores desrespeitados pelo governo desse Brasil em nome do qual ainda sonhamos.

2 – Bom lembrar dos professores que, por amor às pessoas nos contextos de formação, ou seja, da infância à vida adulta em todas as suas fases, encaram a dureza teórica e prática da profissão de ensinar.

3 – O dia dos professores deve ser dia para questionar por que os profissionais e os amantes da educação são desrespeitados como a própria educação em nosso país.

4 – O dia dos professores em um país como o nosso Brasil, deve ser dia de reivindicação de justiça e políticas decentes para a educação.

5 – O dia dos professores é o dia de rememorar que o supersticioso culto da ignorância não pode continuar frutificando entre nós.

6 – A luta da educação é contra a ignorância que serve ao poder.

7 – A luta da educação é sempre política. Senão é mistificação.

8 – Quem desvaloriza o professor, desvaloriza a educação.

9 – O dia dos professores deve servir para lembrarmos que educação é formação e não adestramento para o mercado ou para qualquer outra forma de servidão disfarçada.

10 – Sou professora e adoro estar com meus estudantes que, como eu, amam o conhecimento. Sei que eles sabem que conhecimento é emancipação real.

(observação: quando edito este blog não aparece anúncio nenhum. Quando abrimos em outro computador, aparece este anúncio abaixo. Quero afirmar que este blog não tem patrocínio e este anúncio é SPAM do Google que me invadiu. Deve ser malandragem do Google, vou tentar descobrir como cancelar, mas por enquanto ofereço esta imagem do filme The Wall pra contrapõr à propaganda com a qual não concordo.)

Deixe o seu comentário

Setembro

TV Cult