“Democracia e estado de exceção”, novo livro de Edson Teles

“Democracia e estado de exceção”, novo livro de Edson Teles

Será lançado, nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, a partir das 18h30, na Livraria da Vila, o novo livro de Edson Teles, intitulado Democracia e estado de exceção: transição e memória política no Brasil e na África do Sul.

Trata-se de uma adaptação da tese de doutorado do autor na área de filosofia política, que foi um dos trabalhos pioneiros no Brasil sobre o campo que mais recentemente ficou conhecido como “justiça de transição”, ou seja, dos estudos sobre o trabalho de memória e justiça em relação aos crimes da ditadura brasileira.

Há muito mais de estado de exceção nas democracias contemporâneas do que gostaríamos de admitir. Essa é a provocação central que este oportuno livro de Edson Teles nos desperta ao mesclar a experiência do vivido com o exercício da reflexão.

Tomando como ponto de partida uma original comparação entre os processos de acerto de contas com as violências do apartheid sul-africano e da ditadura civil-militar brasileira, o autor nos convida a um percurso teórico pela filosofia política no qual os conceitos vão sendo construídos e definidos, criticamente, na própria fluidez do texto.

Deixe o seu comentário

TV Cult