Centenário de Fellini é homenageado no MIS; veja outras dicas

Centenário de Fellini é homenageado no MIS; veja outras dicas
O cineasta italiano Federico Fellini, que completaria 100 anos neste mês, será homenageado no MIS (Foto: Reprodução)

 

[Exposição] Estopim e segredo no Parque Lage

Estopim e segredo é uma exposição coletiva realizada por 25 alunos do programa Formação e Deformação, um programa de formação em arte e de acompanhamento do desenvolvimento de trabalhos artísticos da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. A exposição acontece em cinco cortes; o presente acontece de 3/01 a 13/01 e é integrado pelos artistas Ana Clara Tito, Gilson Andrade, Max Wíllà Morais e PV Dias.

03 a 13/01 das 10h às 17h, no Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro, RJ. Grátis.

[Exposição] Visitas mediadas à exposição Björk Digital

Disponibilizados gratuitamente pela primeira vez no CCBB Brasília, as instalações que compõem a exposição Björk digital foram criadas durante a concepção dos álbuns Biophilia (2011) e Vulnicura (2015) pela cantora islandesa, algumas em parceria com o artista James Merry. Visitas mediadas da exposição acontecerão todos os dias até 9 de fevereiro, exceto às segundas, quando o museu fecha.

3/12 a 9/02, ter. 12h, 17h e 18h e qua. a dom. 12h e 18h. CCBB Brasília, SCES Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF. Grátis.

[Cinema] 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo

A 2ª edição da Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, realizada pelo Orientse Produções no CineBrasília, traz a exibição de oito títulos atuais e premiados, sendo sete longas e um documentário, a fim de refletir as realidades da sociedade egípcia. A curadoria é do ator egípcio Amro Saad. 

9 a 12/01, Cine Brasília, EQS 106/107, s/n, Brasília, DF. Grátis.

[Anime] Exibição de animes na Japan House São Paulo

Até o final de janeiro, a Japan House São Paulo fará sessões noturnas de exibições de anime na área externa do espaço, gratuitamente. São quatro projeções de animes que contemplam diferentes aspectos da cultura japonesa programados para o mês. O primeiro é Ahiru no Sora, a história de Sora Kurumatani, um garoto apaixonado por basquete. Na semana seguinte, serão exibidos Run With the Wind, Haikyū!! e Ace of the Diamond

De 10/01 a 31/01, na Japan House São Paulo, Avenida Paulista, 52 (área externa), São Paulo, SP. Grátis. 

[Música] Nós/Juntos no 6º Ilumina Festival de Música Clássica

O Ilumina, festival de música clássica criado pela violonista norte-americana Jennifer Stumm em 2015, chega à sua sexta edição com diversos concertos, workshops e palestras para músicos e apreciadores. O dia 11/01, apelidado de “Nós/Juntos”, será em apoio a professores e estudantes de música e terá diversos eventos gratuitos. Às 10h, o festival apresenta a palestra “Quer estudar no exterior? Tornando sonhos em realidade”, e, às 15h, um workshop com Marylin Seelman, pedagoga e maestrina de orquestra jovem, entre outras atividades.

11/01, das 10h às 17h, na Cia Mungunzá de Teatro, Rua dos Gusmões, 43, São Paulo, SP. Grátis.

[Exposição] Man Ray: Imagem e experiência entre a moda e a arte no CCBB BH

Neste sábado, a professora e pesquisadora de moda Angélica Adverse, residente pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, dará uma visita mediada à exposição Man Ray em Paris no CCBB de Belo Horizonte com o objetivo de fazer correlações entre o modo do artista norte-americano de experienciar arte e moda a partir das quase 250 obras expostas.

11/01, às 18h, no CCBB Belo Horizonte, Praça da Liberdade, 450, Belo Horizonte, MG. Grátis.

[Exposição] UóHol, de Rafael BQueer

O Museu de Arte do Rio apresenta a exposição UóHol, do artista visual paraense Rafael BQueer, que explora questões de gênero, sexualidade, decolonialidade e corpo em diversos linguagens. Como parte da abertura da exposição, acontecerá uma “batalha de close” entre Rafael e diversos outros artistas atuantes na cena queer do Rio de Janeiro: apresentações de cinco minutos cada que tratarão de temáticas pertinentes para a comunidade LGBTQI+.

Batalha de Close: 11/1, das 16h às 17h. Visitação: terça a sábado, das 10h às 18h. Museu de Arte do Rio, Praça Mauá, 5, Centro, Rio de Janeiro, RJ. Grátis.

[Cinema] , de Federico Fellini, no Cinematographo no MIS

Cinematographo é um programa mensal do Museu da Imagem e Som (MIS) que conta com projeção de filmes sonorizados por músicos ao vivo. Neste mês, o museu celebra o centenário do diretor italiano Federico Fellini com a exibição do longa (1963), comédia clássica do cineasta. Para acompanhar, o trio O Campo e a Cidade tocará sua mistura de rock latino e MPB. 

12/01, às 15h, no MIS, Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo, SP. R$10 (meia) a R$20.

[Música] Aniversário de 83 anos do Museu Nacional de Belas Artes

No dia 13/01, o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, que concentra o maior acervo de obras de arte do século 19 no país, completa 83 anos. Para comemorar, o espaço realizará uma cerimônia de doação de acervo e uma apresentação musical da pianista erudita paulistana Clara Sverner, entre outros eventos.

13/01, das 15h às 18h, no Museu Nacional de Belas Artes, Av. Rio Branco, 199, Centro, Rio de Janeiro, RJ. Grátis.

[Cinema] Mostra Lumière cineasta 

Nos primeiros meses do ano, o CCBB exibirá alguns dos quase 1.500 filmes parte do catálogo da Societé Lumière, formada pelos irmãos Auguste e Louis, que realizou inúmeras sessões públicas de cinema entre 1895 e 1905. Lado a lado, serão exibidas também obras realizadas por outros cineastas – entre eles, Buster Keaton, Andy Warhol, Ernie Gehr, entre muitos outros – em outras épocas, como forma de investigar o legado estético e cultural dos Lumière. 

15/01 a 10/02, no CCBB São Paulo, R. Álvares Penteado, 112, São Paulo, SP. Grátis.

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

TV Cult