Ocupação Eduardo Coutinho, Mostra Pedro Almodóvar e mais

Ocupação Eduardo Coutinho, Mostra Pedro Almodóvar e mais
O cineasta Eduardo Coutinho, tema da próxima edição da Ocupação do Itaú Cultural (Foto: Guillermo Giansanti/Divulgação)

 

[Debate] Mulheres e resistências: a linha de frente das lutas sociais

Débora Silva (do Movimento Mães de Maio) e Tatiana Rodrigues (Ocupação 9 de Julho e MSTC) se juntam à escritora e historiadora feminista Silvia Federici para discutir o lugar das mulheres nas lutas por direitos. A mediação é da escritora e pesquisadora Bianca Santana. Depois do debate, haverá apresentação do espetáculo Vulcânicas – Ensaio sobre nossos corpos femininos em luta e sorteio dos livros O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, revolução e luta feminista, de Federici, entre outras obras apoiadas pela Fundação Rosa Luxemburgo.

28/09, a partir das 15h30, na Ocupação 9 de Julho, Álvaro de Carvalho, 427 – Bela Vista, São Paulo (SP). Grátis.

[Festival] Burburinho Literário 2019

O Goethe-Institut São Paulo e as Edições Jabuticaba celebram o Dia Internacional dos Tradutores com a 2ª edição da “Burburinho Literário”, feira de livros e tradução. A feira tem como público-alvo interessados em literatura, tradutores e escritores que pretendem articular trabalhos. Na programação, além da exposição de livros das editoras, atividades como oficina de tradução literária, barcamp reunindo tradutores, oficina de marcador de livros e bate-papos sobre o mercado de tradução literária.

28/09, das 10h às 20h, no Goethe-Institut, rua Lisboa, 94, Pinheiros, São Paulo (SP). Grátis

[Teatro] Por que não vivemos?

A Companhia Brasileira de Teatro retorna aos clássicos com a peça escrita pelo dramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904) por volta dos 20 anos. Trata-se da história do professor Platonov, descoberta nos arquivos do seu irmão após a sua morte, e publicada em 1923. Inédita no Brasil, a obra trata de temas recorrentes na obra de Tchekhov: o conflito entre gerações, as transformações sociais através das mudanças internas do indivíduo, o legado para as gerações futuras – tudo isso na fronteira entre o drama e a comédia, com múltiplas linhas narrativas.

28 e 29/09, das 19h30 às 22h30, no CCBB Brasília, SCES Trecho 2, Lote 22. R$ 15 – R$30

[Cinema] Almodóvar 70 anos

O MIS celebra a carreira do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que completa 70 anos no dia 25 de setembro, com uma retrospectiva de todos os seus longas-metragens – desde o início de sua carreira com Pepi, Luci, Bom e outras garotas de montão (1980) ao autobiográfico Dor e glória (2019). No sábado e domingo, serão exibidos Julieta (2016), Mulheres à beira de um ataque de nervos (1987), Má educação (2004), Volver (2006), entre outros.

Até 29/09, das 15h às 20h, no MIS, av. Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo (SP). Grátis (retirada de ingressos com uma hora de antecedência de cada sessão)

[Bate-papo] Tecnologia, negritude e educação

A ex-diplomata brasileira Dulci Maria Pereira e a física Sônia Guimarães, mulheres negras com trajetórias amplamente relacionadas à área de tecnologia e educação, discutem o tema, com mediação de Gabi Oliveira, comunicadora social e criadora do canal De Pretas no YouTube. O debate abre a ação Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Negras, que acontece em todas as unidades do Sesc São Paulo – na capital, no interior e no litoral do estado – e traz mais de 150 cursos, bate-papos, oficinas e vivências que destacam o protagonismo de pessoas negras nos campos das artes visuais e das tecnologias.

1/10, às 19h30, no Sesc Pompeia, Rua Clélia, 93, São Paulo (SP). Grátis

[Exposição] Ocupação Eduardo Coutinho

A mostra reúne cenas de filmes, entrevistas em vídeo e outros materiais do acervo pessoal do homenageado, nos quais são indicados diferentes aspectos de seu processo criativo. Além da exposição, o evento engloba uma mostra de filmes – com alguns títulos em película e parte das sessões seguidas de debates –, uma masterclass e um curso sobre algumas das marcas fundamentais da produção do documentarista.

De 2/10 a 24/11, ter. a sex. das 9h às 20h; sab. dom. e feriados das 11h às 20h, no Itaú Cultural, av. Paulista, 149, São Paulo (SP). Grátis

[Exposição] Entrevendo – Cildo Meirelles

A mostra abrange obras e projetos desde o início de sua produção, nos anos 1960, até os dias atuais, em diferentes linguagens artísticas e meios de expressão. A exposição busca elaborar a multiplicidade de acepções da ideia de sentido na obra do artista: modalidade de sensações (tato, visão, olfato, paladar, audição), a faculdade de compreender, perceber; tino, senso; pontos de vista; direções, orientações de movimento; significados; alvos, fins, propósitos.

26/09 a 2/2/2020, ter. a sab. das 10h ás 21h30; dom. e feriados das 10h às 19h30, no Sesc Pompeia, rua Clélia, 93, São Paulo (SP)

[Exposição] Palimpsesto mágico

São mais de 120 esboços pintados à tinta fluída, realizados em poucos minutos durante as sessões de terapia do artista Egas Francisco com o psicanalista Isac Karniol. Os trabalhos também trazem interpretações analíticas dos psicanalistas Isac e Patrícia Karniol, que lançam o livro Palimpsesto mágico durante a mostra.

De 30/09 a 11/10, seg. a sex. das 10h às 18h; sab. das 10h às 14h, no Joh Mabe Espaço Arte & Cultura, av. Brigadeiro Luís Antônio, 4225, Jd. Paulista, São Paulo (SP). Grátis

[Colóquio] Machado de Assis: modos de usar

Editar, ensinar e (re)contextualizar Machado de Assis são os eixos temáticos deste evento, cuja proposta é refletir sobre a atualidade e relevância, difusão e acessibilidade da obra machadiana. Organizado pela pesquisadora Laura do Carmo (FCRB) e pelo professor Marcelo Diego (UFRJ), o colóquio reunirá três painés de palestras, cada um com três debatedores e um mediador.

1/10, das 10h às 17h, na Casa de Rui Barbosa, rua São Clemente, 134, Rio de Janeiro (RJ). Informações: 21 3289 8637. Grátis

[Bate-papo] Escritor na Biblioteca: Silviano Santiago

O ficcionista, poeta, ensaísta e crítico de literatura Silviano Santiago conversa com a jornalista e pesquisadora Luciana Araújo e com o editor do Suplemento Pernambuco Schneider Carpeggiani, percorrendo sua vasta trajetória de criação, observação e interpretação do mundo. O encontro faz parte do projeto Escritor na Biblioteca, da Biblioteca Mário de Andrade.

3/10, às 19h, na Biblioteca Mário de Andrade, rua da Consolação, 94, São Paulo (SP). Grátis

Deixe o seu comentário

Fevereiro

TV Cult