Lugar de Fala

Neste espaço, convidamos nossos leitores a relatarem experiências e a compartilharem observações sobre a cultura e a vida social do país a partir de suas vivências. O tema deste mês é educação. Envie seu texto para lugardefala@revistacult.com.br

O aceno literário entre caminhos pedregosos Lugar de Fala

“Nós, docentes, somos – novamente – o grande inimigo. Podemos desarrumar as normatizações, incitar o diálogo, causar rupturas em fake news. Somos perigosos”

Ser mulher, fazer ciência Lugar de Fala

“Fazer ciência no Brasil tem sido um grande desafio, ser mulher no Brasil tem sido um desafio ainda maior. Pesquisar feminismo então, nem preciso falar”

Política, passado, presente Lugar de Fala

“Minha mãe autorizou e eu escrevi a carta em nome dos alunos da Escola Estadual Três Poderes pedindo às autoridades que soltassem o professor de português”

Ser minoria; número dois, minoria financeira Lugar de Fala

“Vi o sonho de estudar na USP esvaziar-se como um balão a gás, sentimento que o homem também percebeu ao me olhar”

Estar em sala de aula e lutar pela educação é um ato político Lugar de Fala

“Educar vai além do que eu digo aos meus alunos sobre não utilizar crase diante de palavras masculinas. É lembrá-los que é preciso romper estruturas”

A tentativa de imbecilização de professores e alunos Lugar de Fala

“No dia seguinte, ao entrar na escola, fui informada pela diretora que o DEC tinha feito queixa de mim como ‘perturbadora'”

Educação para todos? Lugar de Fala

“A maior arma do povo é o conhecimento, e é com ele que temos o poder de decidir sobre nossas próprias vidas”

Violência intrafamiliar e o papel da educação Lugar de Fala

“Pensar educação é sinônimo de construção e desconstrução de reflexões. Todos têm o direito de pensar a educação e todos têm o direito de sentir a educação”

TV Cult