| Em plena comemoração do pensamento habbemasiano,em que se destaca a esfera do público frente à autonomia privada,pergunto a legitimidade da teoria do agir comunicativo e seu modelo de razão frente aos desafios de se instituir um princípio de justiça global que prevaleça sobre os desafios regionais e seus conflitos de legalidade perante o Direito Internacional.A teoria do agir comunicativo seria relevante do ponto de vista "moderno" em que a soberania nacional é superior aos D.Humanos em geral?
Sergio Roberto [03/07/2009 16:27:03] sergiusdourado@bol.com.br |
|
| Parabéns pela ótima matéria publicada.
Penso que o mundo acadêmico precisa ser mais aberto ao povo. É preciso democratizar o conhecimento. Só assim haverá alguma transformação significativa na sociedade. Universidade e sociedade precisam quebrar as barreiras que as separam.
Robson Vasconcellos de Oliveira [29/06/2009 10:51:48] dr-robson@hotmail.com |
|
| Sinto-me sempre grata ao terminar de ler um texto de Francisco de Bosco. É sempre a escrita atenta de observador competente do mundo. Obrigada!
Marli Sales [26/06/2009 13:44:44] msales08@gmail.com |
|
| Isso me lembrou uma aula de Teoria Literária dada por um tal Professor Francisco Bosco na época de faculdade. Rs. Saudades imensas daquela época e desse 'tal' professor. Rs.
Ana Cecília [25/06/2009 15:33:36] anacecilia.rj@hotmail.com |
|
| Fico feliz em saber que ainda temos formador de opinião engajado em debater as mazelas herdadas do império. Ainda, fala do Brasil político que está avançando no processo de construir um identidade scial,- mesmo ainda longe do ideal -, enquanto moral estamos fadados conviver ainda por alguns anos com os desmandos dos homens que sonhavam fazer história a qualqer preço. Hoje pagamos (o povo) a conta.
quim [23/06/2009 18:31:01] jaquimf@hotmail.com |
|
| Outra boa referência sobre o assunto são as últimas postagens do blog do Hiro (http://blog.hiro.art.br/), ilustrador brasileiro que esteve em NY recentemente e fez um trabalho com a mesma proposta.
Tátylla Mendes [22/06/2009 11:07:40] tatylla@gmail.com |
|
| Oitenta anos que fazem a diferença num mundo caduca e criativo quando se trata de simulacros de vida. Parabens! Oxalá considerassemos melhor a contribuição do senhor Habermas no Brasil, no campo da educação e seus problemas.
arlete schubert [21/06/2009 17:38:29] arleteschubert@ig.com.br |
|
| O livro é uma obra de História e não de ficção. Pois,a despeito das críticas do Nílson Rodrigues, o principal objetivo do livro(assim como o dos demais da micro-história) não é apenas narrar um acontecimento,(embora possa se aproximar disso em alguns pontos)mas discutir questões mais abrangentes sobre a sociedade da época,(no caso o racismo) que não se aplicam apenas a um caso em particular.Enfim, em alguns momentos a crítica me soou como se o poeta tivesse inveja do sucesso editorial do livro.
Breno mendes [21/06/2009 00:14:32] mendes.breno@gmail.com |
|
| "é muito gratificante ver que a obra de um pensador da estatura de Habermas obter a devida repercussão num pais tão refratário ao pensamento filosófico"
helio roberto silveira paes [19/06/2009 15:25:53] heliopaes2006@uol.com.br |
|
| Quem diria que Habermas seria homenageado no Brasil?E depois falam que nosso país é inculto.Não é não.Tem mais gente interessada em conhecimento do que imaginam os alarmistas.Habermas,80 anos.
Viva!
Natalia Mello e Almeida [18/06/2009 17:09:00] nat1987@hotmail.com |
|
| Concordo plenamente com o autor pois eu acho que atras de cada artista existe um ser humano com ou sem ética, com ou sem consciência,e que a arte não exime ninguem dos seus atos, muito pelo contrario é ela que a torna mais evidente.
Mas considero que o ser humano em geral faria e faz o que fizeram esses artistas pois está em jogo a sobrevivência de cada um de nós. São muito poucos os que teriam coragem de discordar ou questionar em ambientes totalitarios e não estão mais aqui para contá-lo.
Magali Patricia [18/06/2009 16:50:38] magapati@bol.com.br |
|
| Parabéns a todos: Habermas, Cult, Uol, mundo acadêmico.
É gratificante perceber que existe luz no fim do túnel.
Viva o saber!
helio alcantara natti [18/06/2009 16:41:03] helioal55@hotmail.com |
|
| É enorme a emoção de descobrir um gênio do pensamento ainda vivo entre nós a alertar para a força dos movimentos socias como ação afirmativa da autocrítica da situação em que vivem a sociedade e suas relações de poder.
Carmen Rivas [18/06/2009 15:09:51] carmenrivas@yahoo.com.br |
|
| Excelente matéria. Alguem deveria cutucar alguma editora para publicar "Teoria da Ação Comunicativa' em Portugues e lancarem uma nova tradução de "Mudança estrutural da esfera pública" já que a disponível tem qualidade um tanto questionável
Francisco Arlindo Alves [18/06/2009 14:03:39] arlifrancis@yahoo.com.br |
|
| Mais uma vez o pensamento lúcido e incisivo de Terry Eagleton vem trazer luz sobre mais um mito: a figura de Jesus Cristo, que nada mais é que a personagem dominante das escrituras do Novo Testamento. Esse livro vem juntar-se a outras obras de pensamento claro como "Guia literária da Bíblia".
Marcos Oliveira [18/06/2009 13:23:07] mrbo@bol.com.br |
|
| Ainda não li -- e nem sei se vou me dar ao trabalho de ler. De qualquer forma, pela resenha, posso antecipar que há uma confiança na veracidade dos Evangelhos que é totalmente injustificada. Certamente, esses textos foram modificados, inclusive intencionalmente, ao longo dos séculos. Afinal, a
Igreja Católica era a "proprietária" monopolista desses escritos. A passagem sobre "a César o que é de César", por exemplo, certamente foi introduzida na negociação para oficilizar o cristianismo em Roma.
Father [18/06/2009 11:43:32] father7007@hotmail.com |
|
| antes de tudo, parabens pelo dom da existência de Habermas. è bom saber que um filósofo filho de Frakfurt ainda esta entre nós produzindo.
ronaldo [18/06/2009 11:32:38] spjoaquim@hotmail.com |
|
| Ótima análise. Vi a exposição no MASP e percebi o quanto as pessoas em geral ficavam impressionadas pelas obras, que causam, como vc disse, um grande impacto visual. Ler as explicações ao lado ajudavam, mas, pelo fato do artista recorrer a figuras que fazem parte do imaginário popular, muitas das obras resultavam num imediato reconhecimento e estabelecimento de relações. Por isso a exposição faz sucesso: ele concretiza artificialmente aquilo que a maioria das pessoas pensa da realidade.
Mariane [18/06/2009 10:33:19] mari_op@hotmail.com |
|
| Caro Sandro: me desculpe a comparação, mas julgando pelo teu comentário você entende tanto de porco quanto de teologia.
Michael Wond [18/06/2009 08:28:46] mdv30years@gmail.com |
|
| É interessante perceber a preocupação de um pensador com a possibilidade crítica da razão, principalmente quando os meios de comunicação se esforçam em nos conduzir para uma reflexão do escândo, do simplismo, do denuncismo tendencioso. Olhar para a esfera pública como ambiente propício para a ação de uma razão que respeita a alteridade, mas a provoca criticamente, é decisivo na contemporaneidade.
Braulino Magno [17/06/2009 20:53:34] braulino.br@gmail.com |
|
| O senhor Eagleton entende tanto de teologia quanto um porco de matemática. Cristo se fez 100% homem apenas para demonstrar seu amor, fazendo um gesto fraterno para nos salvar. Mas Ele é o Alfa,o Omega, Senhor dos senhores, Rei dos Reis 100%. Seu reino nada tem com a história do mundo. Debates: entrar em contato pelo e-mail
Sandro Prillo [16/06/2009 16:05:18] sandrop@hotmail.com |
|
| Uma matéria imprescindível para quem quer compreender o poder da argumentação representativa contemporânea, sobretudo nos dias de hoje onde a argumentação representativa esta cada vez mais tomada pela ideologia da "Técnica e da Ciência" sem o seu devido Conhecimento e Interesse de Classes.
Reinaldo Mora [15/06/2009 20:46:55] reimora73@yahoo.com.br |
|
| Perfeita visão sobre a troca que a leitura nos dá, principalmente por achar que é à partir do que absorvemos sobre a subjetividade de cada pensamento é que melhoramos os nosso próprio modo de vê todas as coisas.
Monique [14/06/2009 21:49:19] monique010982@gmail.com |
|
| Temos o invento da internet, uma evolução, e tanto!, da nossa capacidade de comunicação, especialmente atravez da distância geográfica, então gostaria de saber como fica sua reflexão, pertinente à coluna deste mês, sobre textos impressos nela(sic), que se diferenciam do livro por não possuir a forma de longividade, e também, pelo outro lado, da forma "on line" que, a forma texto, não seria relevante? A questão portanto vai direto aos textos de blogs, pessoais ou 'jurídicos'(sic).
Abraço
José Expedito dos Santos [13/06/2009 16:37:11] armoduro@hotmail.com |
|
| Seu texto é libertador, dispensaria até as citações. Ainda bem que podemos realizar essa utopia, mesmo que seja só com a leitura. Talvez, até mesmo por ela ser potencialmente libertadora (quantos não estão aprisionados nos livros e autores que lêem?) Quanto a nós, fica só a utopia mesmo, ou, com muito esforço, nos libertamos do outro, e somos gratos (muias vezes em silêncio) por nos ter ensinado algo, despertado zonas ou aventurado em caminhos que antes não conhecíamos e/ou não percebíamos.
Fernanda Freitas [11/06/2009 00:24:06] fee.amiee@gmail.com |
|
| Conheço o Boris Fausto apenas de nome. E, pelo que entendi, o livro não tem como único objetivo narrar "o que aconteceu", mas fazer uma análise de como era o racismo na época o que é MUITO interessante. E isso de uma forma acessível a quem não compreende bem escritos acadêmicos.
Cássia Sousa [10/06/2009 11:58:59] cassiatam@gmail.com |
|
| Muito bom. Isso mostra a importância e influência da literatura nos leitores, além da responsabilidade dos autores na hora de expor suas palavras. Incrível o poder que a escrita tem sobre as pessoas e o quanto elas podem transformar o leitor sem se impor nem ditar pensamentos; o leitor muda através dele mesmo e como ele expressa essa gratidão sem sentimento algum de obrigação. Talvez essa seja a "gratidão verdadeira e pura" presente em alguns livros.
Felipe Massahiro [09/06/2009 18:57:22] massahiro@gmail.com |
|
| Parabéns pelo excelente texto. Vc discutiu brilhantemente o sentido da Arte.
Amanda Garruth [09/06/2009 11:05:56] amandagarruth@gmail.com |
|
| o único homem na face da terra com quem eu me casaria!
kelly braz [09/06/2009 04:29:16] kellycbraz@gmail.com |
|
| Excelente prisma.
Thaís [08/06/2009 14:24:22] 2venus6@gmail.com |
|
| Não sei bem quem é o desconhecido que chamou o historiador Boris Fausto de desconhecido, mas enfim: por que nos preocuparmos com as palavras de um desconhecido? Quem lê Boris Fausto sabe da sua importância no estudo da história brasileira.
Carla [08/06/2009 10:36:53] escritadesi@gmail.com |
|
| A Martin Claret já havia lançado uma tradução nova há pouco tempo,em 2 volumes,com tradução de Regina Célia de Oliveira(muito boa por sinal) e com um preço bem acessível-R$30,oo os 2 volumes.
jesse penido [07/06/2009 19:12:53] jleivaop@gmail.com |
|
| Nilson, vc precisa ler o livro que é sobre o crime.Vai gostar porque o livro é ótimo.Eu li.Boris não precisa de divulgação porque é bem famoso.
Luiz [06/06/2009 11:09:07] luizmendes@pop.com.br |
|
| Sandrine Renoir os localiza muito bem: alunos do Bóris?
Se enganam os que pensam em falta de saber de minha parte. Formação superior, poeta (com vários prêmios) porém, completamento desconhecido fora dos meus meios e pouco me importa em o ser. Escrevo e faço poesias por prazer Não ganho pelo número de palavras para encher algum livro. Não me prostituo. Respeito os comentários desfavoráveis, como agradeço os favoráveis. Mas a verdade salta-nos aos olhos. Ficamos ainda ignorantes sôbre o crime.
Nílson S. Rodrigues [05/06/2009 22:22:30] westfilms@uol.com.br |
|
| Muito bem arrematado. A frase final é absoluta. Diagnótico perfeito. Chico
franciscotávio [05/06/2009 21:15:35] voceali@uol.com.br |
|
| Concordo com a opinião dp Sr. Nilton. O que colabora com o assunto original (não seria um livro sobre um crime da década de 30?). O que importa a opinião positiva do autor com relação ao governo do PT (que alías mostra claramente que este apóia ditaduras populistas?). No mínimo a entrevista foi mal direcionada e no mínimo com segundas intenções.
Artur [05/06/2009 20:34:19] thornrs@hotmail.com |
|
| Vocês são alunos do Boris? Fausto (não Schnaiderman) kkkk
Sandrine Renoir [05/06/2009 19:25:53] sandrinerenoir@gmail.com |
|
| Um texto belíssimo!
Estou emocionada,obrigada Gunter.
Camila [05/06/2009 19:23:28] camis_andrada@gmail.com |
|
| Boris é gênio.
Dante [05/06/2009 19:19:00] dantepirel@gmail.com |
|
| O Boris sabe o que fala e escreve, estou com ele em quase tudo o que disse
e ponto.
Maria [05/06/2009 19:14:37] ovelhanegraitu@yahoo.com.br |
|
| É fantástico ter a oportunidade de ler uma matéria de um grande filósofo de nossa contemporaneidade!
Sandro da Silva Gonçalves [05/06/2009 18:05:32] sandrogonsalves@uol.com.br |
|
| É,não conhece Boris Fausto e se mete a sabido...
Entrevista genial,parabéns!
Ana Maria M.de Assis [05/06/2009 17:39:07] anninha1985@hotmail.com |
|
| Sr. Nilson, use a mesma ferramenta (a internet) e procure saber quem é o Prof. Boris. Lamentável foi seu comentário.
antonio marcos [05/06/2009 17:13:42] antonioms.campos@hotmail.com |
|
| Quem ousa chamar Boris Fausto de desconhecido é ignorante. O prof.Boris Fausto é desconhecido apenas para quem não lê nada e não tem a mínima cultura.
Sinval Rubens M. de Moraes [05/06/2009 16:58:14] sinvalr@pop.com.br |
|
| Mais uma vez, um escritor desconhecido, usa a internet,
tendo como atração um crime acontecido na década de trinta, iludindo o leitor que esperará saber de tudo o que ocorreu, mas, usa essa "chamada" para se promover e ao seu livro.
Para mim, isso constitue uma
forma desonesta (ao iludir) os leitores, que acabam lendo nada que lhes interesse. Êsse não é o primeiro e nem será o último
escritor a usar deste recurso. Lamentável, caro editor. Policie os logros velados.
Nilson S. Rodrigues [05/06/2009 16:46:24] westfilms@uol.com.br |
|
| a melhor entrevista do Boris sobre o livro, a melhor!
Claudio Veiga de Souza [05/06/2009 16:45:32] clavesouza@hotmail.com.br |
|
| Ai muito bom gostei da ideia quem sbe algum brasileiro não tem amesma ideia de rodar por esse Brasil mostrando em uma ou duas musicas as nossas riquezas culturais.
marcomac [02/06/2009 00:17:04] marcosmacl@yahoo.com |
|
| AS OBRAS DE SAMUEL BECKETT SÃO ABSURDAMENTE INDIZÍVEIS.SOU FÃ INCONDICIONAL DE SUAS PEÇAS.ABRAÇO
RICARDO PEREIRA [01/06/2009 19:09:58] RICARDOPP32@HOTMAIL.COM |
|
| é bem mais fácil unir talentos quando já se uniu também o coração. O amor é inspirador!
Beta [27/05/2009 17:20:07] betalondon@hotmail.com |
|
| Muito Boa!!!
Até já comprei o livro....
Lucilia, comprei na Saraiva, pela internet.
Parabéns pela matéria!!!
Alessandra Vanes [26/05/2009 20:37:06] alevanes@terra.com.br |
|
| Procurei o livro em duas livrarias de Campinas e não encontrei.
Lucilia [26/05/2009 00:46:06] lucymeireles@pop.com.br |
|
| Parabens pela materia, Rita Lee uma lenda viva do Rock and Roll.....
francisco saverio [25/05/2009 10:03:10] fsvjr@hotmail.com |
|
| Bom, notar o papel da Literatura em Beckett como função primária da linguagem de dizer sobre o mundo;ainda que se retire da mesma,essa possibilidade.Não obstante, observamos que ao mesmo tempo em que a própria barbárie produz a "suspensão" da linguagem, ainda sim é ela, como "morada do homem", segundo Martin Heidegger, que se sobrepõe e ao mesmo tempo significa a própria existência:o subjetivo e o universal.Esse choque do homem diante da arte chega até a se confundir com a experiência de Beckett
Sérgio Roberto [24/05/2009 19:12:22] sergiusdourado@bol.com.br |
|
| Parabens pela materia.
Fala-se muito pouco sobre ela,nao podemos deixar que isso aconteca, afinal ela e uma lenda viva.
Gostaria que continuassem com essas materias muito importantes para pessoas como eu nessa faixa etaria.
Muito obrigado, Mariza.
Mariza Ventre [23/05/2009 15:55:26] fventre@hotmail.com |
|
| É graticante sim, porque nos permite pensar o que é ser deluzianos. Hoje quando falamos do pensamento inclusivo, não podemos deixar de ser deulezianos, pois, teremos que entender as diferenças. Comento nesse sentido a questão corpo e dança, ou será que podemos conviver com aquele corpo padrão, trabalhado de uma só maneira, como nas aulas do balé clássico?
Mariana Marques Kellermann [22/05/2009 01:40:32] lila2007@uol.com.br |
|
| A discussão acadêmica ou não sobre literatura e cinema revela-se como tendência - creio que inevitável -também no Brasil, onde há muitas adaptações de livros para a telona - como Lavoura Arcaica, excelentes livro e filme -, não deve gerar polêmica, na medida em que nem a literatura propriamente dita nunca se fez exclusivamente de literatura, sempre se apoiou em outras artes para servir como matéria ficcional. Excluir, neste caso, é ludibriar as artes como sendo puras.
Rafael Batini [21/05/2009 15:00:50] rbatini@hotmail.com |
|
| lamentável o encerramento da gravadora Decca.Triste.
Ivana Gaia [20/05/2009 22:31:23] ivy1960@hotmail.com |
|
| Como assinante da revista há 8 anos acho que mereço ser ouvido.A escolha do assunto para o dossiê foi muito inteligente mas os textos muito difíceis.Vocês tentam elevar o nível e eu ,como professor,apoio.A pergunta:todos entendem a profundidade da revista?
Nicolau S.Petrov [20/05/2009 22:29:34] petrovnicolau@ig.com.br |
|
| EXCelente!!!
Questiono se essa representação não seria uma forma das pessoas procurarem naquelas uma maneira de serem propriamente representadas?
fabiano gustavo dos santos ozga [20/05/2009 18:27:03] fabiano_ozga@hotmail.com |
|
| Que bobagem! A USP está uma decadência só depois de tantos anos de governos tucanos em SP. A ousadia e a criatividade são punidas, há cada vez menos espaços para cultivar imposturas... O pensamento sobre o futuro do país passa longe da USP...
Rumiñawi [20/05/2009 00:41:29] ojosdepiedra@riseup.net |
|
| Caetano ainda se movimenta em expansão, se aproximando do ponto de equilíbrio entre a intelectualidade grega e a sabedoria preto-velhense que engrossa a cauda do bahiano. Ficará melhor quanto mais o preto-velho cresça à sombra de sua cabeleira branca. Quanto mais se aproxime da árvore frondosa banhada ao sol de Lula, o que implica desconfiar da academia onde envelhece a estátua cinzenta de FHC.
Raul Ruiz [19/05/2009 23:40:35] raulgabiru@bol.com.br |
|
| É tão bom ler alguma coisa que nos faça refletir, e não apenas deglutir idéias...Caetano, vc é bom em tudo! Pelo menos até onde eu conheço...Adoraria bater papo com vc. Abraço!
Simone M Charot [19/05/2009 23:38:34] smazarelli@uol.com.br |
|
| um filme falado em forma de discurso de quem domina o verbo sob as tradicionais conversas ao lado de Jomard Muniz de Brito e outras vertentes da sempre vanguarda nunca será demais... a força empreendida na opção otimista de Caetano eleva nossa auto-estima, injeta vida nova, ao mesmo tempo que enova as velhas canções que estarão sempre em nossa memória romântica e lúcida de que passa o tempo, mudam as roupas e prevalesce o amor em forma de luz e poesia. Acho bobo alguém duvidar da canção.
Gil Sabino [19/05/2009 23:36:21] g.sabino@uol.com.br |
|
| Alguém que não sabe escrever infelizmente não marece créditos com suas colocações.
Alex [19/05/2009 23:31:01] alex.almeida@live.com |
|
| Gostaria de saber de que brasil ele esta falando, caetano, vc não lê as noticias ??? ou vc esta com o mesmo complexo que o lulla, acreditar que de falar as coisas acontecem, eu gostaria muito, que isso fosse verdade, mas caro caetano, nao é assim que a banda toca, e infelismente o brasil esta bem longe de representar algo positivo para a mundo, temos no dia de hoje 81 municipios de norte e nordeste em estado de calamidade e quer saber, ninguem se preocupa, e eu sinto muito. Maria a paulistana.
Maria [19/05/2009 22:57:38] mfernandezwolff@gmail.com |
|
| Caetano deu entrevista coletiva no Rio e falou com Deus e o mundo.Quando as perguntas são ruins as respostas acompanham.Agora li uma entrevista bem conduzida .Genial.Parabéns Chico Bosco!
Paula V. [19/05/2009 22:43:34] paulinha_vilela@hotmail.com |
|
| Caetano é um estado brasileiro.Um enorme e maravilhoso estado, o 28,o mais básico e mais profundo.
Clau [19/05/2009 22:37:09] claudete@uol.com.br |
|
| ele é o homem.
Nanda [19/05/2009 22:29:42] fernandapi@ig.com.br |
|
| caetano é vanguarda intelectual neste país um gênio das paalvras dos sentimentos e generosidade com outros artistas mil anos luz aquem dele outras palavras, luz na AMÉRICA
dielson m b silva [19/05/2009 22:24:54] diel0505@hotmail.com |
|
| Caetano tem nas veias e no sangue o dengo e a malemolencia baiana que é a capacidade de dizer tudo mais não é a palmatoria de nada a sua dialetica e a forma de ver e contestar e críticar é otima mesmo qdo ele cai do palco e se levanta, ele quando cai não senta porque se por acaso caìsse cairia intelectualmente sempre de pé, é um orgulho baiano profundo de velo cantar o falar seja lá do que for CAETANO TEM O DOM DE SER ÓTIMO
luiz reina [19/05/2009 22:24:31] lcsreina@uol.com.br |
|
| " E A COISA MAIS LINDA DE TODAS AS COISAS, NÃO VALE UM CAMINHO SOB O SOL " COMO QUERER CAETANEAR O QUE HÁ DE BOM.
José D. AMORIM [19/05/2009 22:23:59] doni_1956@hotmail.com |
|
| O que está faltando para Caetano é ele escrever um livro selvagem e místico onde ele onde ele se revele por completo para o Brasil e o mundo. Grande Caetano.
Carlos Magno m. m. [19/05/2009 22:22:49] cmagnomaciel@hotmail.com |
|
| Pra mim foi muito proveitoso ler essa entrevista, porque ja algum tempo achava que o Caetano nao tinha mais nada a dizer de bom. Parabens!
andre [19/05/2009 21:42:18] algumacoisaestaforadaordem@bol.com.br |
|
| Caetano ainda se movimenta em expansão, se aproximando do ponto de equilíbrio entre a intelectualidade grega e a sabedoria preto-velhense que engrossa a cauda do bahiano. Ficará melhor quanto mais o preto-velho cresça à sombra de sua cabeleira branca. Quanto mais se aproxime da árvore frondosa banhada ao sol de Lula, o que implica desconfiar da academia onde envelhece a estátua de FHC.
Raul Ruiz [19/05/2009 20:30:18] raulgabiru@uol.com.br |
|
| Devo ser limitadíssimo. Não entendi bulhufas. Mas pra manter o ar cult vou elogiar também...
Alexandre [19/05/2009 20:25:12] xx@bol.com.br |
|
| Uma entrevista bem feita,até que enfim! Tenho lido cada entrevista merreca do Caetano que dá raiva!
Caetano,não sai falando com todo mundo,preserve-se da imprensa burrinha.
Ana Maria M.de Assis [19/05/2009 19:22:21] arm@hotmail.com |
|
| Caetano é lúcido até o último fio de cabelo.Fico impressionado.Ele tem domínio,é puro cérebro.
Pablo [19/05/2009 19:19:40] pablo1981@hotmail.com |
|
| Qual futuro? De que Mundo?
Se tudo for no futuro como o Brasil delinear, então para o mundo que eu quero descer!!!!
Marielza [19/05/2009 19:13:23] marielza@ortobioclinica.com.br |
|
| O Caetano até dando opinião é poético. Adoro ler opnião de pessoas inteligentes.
geni [19/05/2009 19:09:00] woiskygeni@hotmail.com |
|
| Caetano não tem definição. É o must do must.
Ana Cristina L. Garcia [19/05/2009 19:03:10] anacristi38@hotmail.com |
|
| Essa afirmação se deu antes ou depois do tombo? Será que bateu com a cabeça?
cida freire [19/05/2009 18:25:49] apaneto7@gmail.com |
|
| Escrever sobre Caetano é filosofar de dia e de noite.
Com educação revolucionamos o mundo.Valeu Caetano!!!
Silvio Macedo [19/05/2009 18:18:54] sridm@bol.com.br |
|
| No universo da cultura popular brasileira Caetano segue incomparável e muitíssimo à frente dos seus pares. Um pouco da sua rara inteligência sensitiva aparece de forma vibrante nesta entrevista, dá até para crer que o Brasil, de alguma forma, servirá de inspiração para o futuro do mundo.
Márcio André
São Paulo, SP
Márcio André T. Santos [19/05/2009 18:15:08] marcioandrets@hotmail.com |
|
| Tomara que o Haiti não seja aqui.
Gilmar Pinheiro [19/05/2009 17:19:07] gilmartakeda@hotmail.com |
|
| Caetano, enfim desvelado pelo sua defesa de Mangabeira Unger e Ciro Gomes dois resquícios do que há de conservadorismo e embuste liberal-esquerdista.
George [19/05/2009 16:23:54] bookofyoureason@hotmail.com |
|
| É notório o quanto que por dinheiro ou fama as pessoas são capazes de difamar ou tentar destruir a integridade, e a imagem de uma pessoa. Porém com toda humildade sua análise crítica a nóticia da revista Veja esta digna de merecer parabéns.
Suiá dos Santos Souza [18/05/2009 13:22:56] suia_@hotmail.com |
|
| Caros leitores,
não comungo com pontos de vista um tanto apocalípticos no que se refere ao atual jornalismo e/ou jornalismo cultural. No papel, dependendo da revista ou jornal, ainda é possível encontrar artigos etc. de excelente qualidade.
Por outro lado, em se tratando da internet, sabendo escolher, jamais faltará!: jornalismos de qualidade notável! Eu nunca li e interagi tanto em toda a minha vida! Sites: Cronópios, Digestivo Cultural etc.
abs Sílvio Medeiros.
Campinas, é outono de 2
Sílvio Medeiros [16/05/2009 13:11:47] silvio.sm@terra.com.br |
|
| SIMPLESMENTE CAETANO, UMA VISÃO LOGICO,BEM TEÓRICA COMO POUCOS TEM ...BRAVO...
FÃ, CADA VEZ MAIS
Matheus Dias tang15kg@bol.com .br |
|
| Je vous salut, Caetano!
Grande poeta e brilhante filósofo. Certamente você seria poupado no que se refere à expulsão dos poetas da República platônica. Uma exceção histórica!
abraços do Sílvio Medeiros
http://imprimis.arteblog.com.br
Campinas, é outono de 2009.
Sílvio Medeiros [13/05/2009 11:33:03] esm_mec@hotmail.com |
|
| ... uma linha de raciocínio que faça sentido. Outro pornto importante é o espaço para debate, que nem sempre foi possível, por questões de tempo. Nesse caso, sugiro pensar em mesas com menor número de participantes para dar mais espaço às perguntas do público.
Uma crítica pontual foi sobre a participação do Sr. Graieb, que muito pouco agregou ao tema proposto para discussão. Por que a Cult não convidou alguém da Bravo ao invés de chamar pessoas da veja?
Um abraço e parabéns pelo congresso!
Roberta Lotti [13/05/2009 10:47:52] betalondon@hotmail.com |
|
| Participei de algumas palestras por compromissos profissionais. Achei o nível das discussões muito bom, contudo sinto que nos congressos em geral (e nesse não foi diferente) há uma preocupação muito grande com a forma e os organizadores acabam por deixar um pouco de lado o conteúdo. Não basta convidar um palestrante e um mediador. É preciso pautá-los e amarrar as discussões no final, pensar em uma forma de fazer isso que não seja controladora ou impositiva, apenas p/ que as mesas consigam seguir
Roberta Lotti [13/05/2009 10:44:27] betalondon@hotmail.com |
|
| Sempre fui um grande fã do Samuel Beckett, li Molloy e algumas peças como Esperando Godot e Fim de Partida. Mas não entendi pq a Globo Livros não lançou Malone Morre.
Thiago [12/05/2009 21:44:01] thiagoandrade.jor@gmail.com |
|
| Concordo com o leitor Eduardo Jorge: a socialização de Foucault pela construção de um artigo acessível sem perder o sentido de profundidade é um ato até mesmo de cidadania.Não conhecia a biopolítica e fico grata por ter encontrado esse artigo.Parabéns a André Duarte.
Adriana Marques [12/05/2009 21:38:02] marquesadriana@terra.com.br |
|
| Quis participar do Congresso de Jornalismo Cultural , mas não pude, tinha outros compromissos profissionais. Acho interessante este tipo de iniciativa, mas não deixo de notar que não há nenhum comentário sobre o evento aqui. Então, inauguro o espaço convidando os estudantes de jornalismo e outros participantes a dizer o que acharam. Dar o retorno sobre um evento não deixa de ser"jornalismo" e precisamos estimular os debates sobre a profissão. E então, vamos aos comentários? Grata.
célia musilli [12/05/2009 09:22:44] celiamusillli@terra.com.br |
|
| Texto sofrível, além de erros objetivos: por ex., Haydn não apelidou suas sinfonias, a caixa da Brilliant não tem sua obra completa. Quanto aos gostos do articulista, ele parece assumir o preconceito contra Haydn que vem de seu mal-educado e ingrato discípulo Beethoven, passando por Schumann e outros (nada que desmereça a obra deles!). E ouça-se o concerto para violoncelo não com a du Pré, mas com Wispelwey; o de piano, com Staier. E o que dizer das sinf. "Sturm und Drang": Lebrecht as conhece?
Pedro Lima Vasconcellos [07/05/2009 23:31:04] plvascon@uol.com.br |
|
| Falar de aprisionamento intelectual é um tema intrigante para àqueles que ainda almejam uma sociedade mais justa e edificante.
Edfran Prudente [06/05/2009 00:56:23] edfranprudente@hotmail.com |
|
| Adorei a sua fala hoje no Congresso de Jornalismo Cultural. Valeu!
Beijos
Beta [06/05/2009 00:36:17] betalondon@gmail.com |
|
| Parabéns pelos artigos contidos no dossiê, texto que reforça a importância da discussão do assunto. Quando me indicaram não acreditei, depois da leitura...um deleite!
Ana Luiza [05/05/2009 09:00:01] supremacia_feminina@yahoo.com.br |
|
| A Beatriz Bracher é sempre bem feliz em sua produção literária. Escreve com delicadeza sem ser medíocre
Ediney Santana [04/05/2009 16:21:45] ediney-santana@bol.com.br |
|
| a escola pública além disso tudo é vista apenas um supermercado no qual as quadrilhas do crime organizado da merenda escolar e do transporte fazem de lavagem de dinehiro a roubo desenfreado do dinheiro público.
www.http://edineysantana.zip.net
Ediney Santana [04/05/2009 16:19:16] ediney-santana@bol.com.br |
|