Teatro democrático

Teatro democrático

“Quer coisa mais linda e generosa do que abrir um festival?” Aos 81 anos de idade, o consagrado diretor de teatro Antunes Filho é o orgulhoso autor de Lamartine Babo, peça escolhida para abrir o 4º Festival Ibero-americano de Teatro de São Paulo.

O musical conta a história do compositor carioca que atuou na chamada Época de Ouro da MPB, nos anos 1930. “O Lamartine é uma joia. Mesmo aqueles que não viveram a época se encantam com ele e sentem saudades de algo que não presenciaram, desse momento histórico da música brasileira. Temos até certo pudor em dizer, mas essa pulsação pelo Brasil está latente entre nós”, diz.

Sobre o clima da peça, o diretor estreante Emerson Danese, que trabalha com Antunes no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) há 15 anos, explica: “Pegamos os momentos divertidos das marchinhas de Carnaval e hinos de futebol carioca, mas também os momentos dramáticos e poéticos, de amor perdido. A peça transita dentro dos humores de Lamartine”.

Com montagens de 17 peças gratuitas ao público, o festival tem o intuito de aproximar artistas e companhias de nove países: Brasil, Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Colômbia, México, Paraguai e Uruguai. “O objetivo é mostrar a diversidade cultural e mapear a produção contemporânea das artes cênicas, fazendo uma ponte que possibilite a troca de experiências entre os artistas e as companhias”, explica Fernando Calvozo, criador do evento, que espera que o público ultrapasse o da edição anterior, de 11.300 pessoas.

Samir Yazbek, diretor e dramaturgo que participa pela segunda vez e está em cartaz com As Folhas do Cedro, fala sobre a dimensão da popularidade do festival: “No ano passado, pude presenciar as filas quilométricas que o público formava para assistir aos espetáculos. São espectadores ávidos por estar no teatro”. Sua peça conta a história de uma mulher que, por meio da memória e da imaginação, revisita suas origens, procurando sua identidade.

Marília Kodic


4º Festival Ibero-americano de Teatro de São Paulo

Onde: Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, São Paulo (SP)
Quando: de 14 a 20, em horários alternados
Quanto: entrada franca
Info.: (11) 3823-4600

Deixe o seu comentário

TV Cult